EducaçãoGeral

Diretor do Pólo da Uespi de Esperantina lamenta a não participação do município no vestibular 2012

Valdemir MirandaO  Professor Valdemir Miranda, Diretor do Pólo da UESPI de Esperantina, afirmou que o município não foi contemplado no vestibular 2012 por falta de professores efetivos. Atualmente o Ministério da Educação exige que o Pólo tenha professores efetivos, com especialização, mestrados e/ou doutorado.

O Diretor do pólo explica que por conta destas condições o Conselho Estadual de Educação e o Conselho Universitário não reconhecem cursos que a UESPI possa implantar nos campus que ela tem no interior.

“Tem que haver docente efetivo com mestrado e doutorado, como Esperantina não tem, não foi contemplado”, disse ele.

Valmedir afirmou que não foi por falta de solicitação que os cursos não vieram, pois chegou a solicitar os cursos de Direito, Ciência Contábeis, Geografia e Letras.

“A informação que nos foi repassada é que Esperantina só pode ser contemplada somente com os cursos existentes no campus de Piripiri. Os cursos que tem lá e que poderiam ter vindo para o nosso município era Direito e Letras, mas infelizmente não fomos contemplados com nenhum”, lamenta o Diretor.

O Diretor disse ainda que os cursos que estão disponíveis na UESPI de Esperantina são somente através da Plataforma Freire.

A plataforma freire é uma das melhores maneiras de aprimorar a educação em nosso país. São vários cursos oferecidos ao corpo docente, ou seja, aos professores para que estes possam se aperfeiçoar oferecendo uma melhor qualidade de ensino para as instituições.

Em Esperantina as inscrições já estão abertas, sendo 103 vagas para o curso de Biologia e 131 vagas para Pedagogia. Vale ressaltar que estes professores para poderem se formar em outros cursos devem convalidar suas inscrições junto a Secretaria Municipal de Educação e/ou Secretaria Estadual de Educação.

Colaboração: Ricardo Melo]]>

9 Comentários

  1. É uma pena mesmo.
    Mas a UESPI coloca esse tipo de critério (ter professor efetivo) para virem os cursos já sabendo que aqui não tem esse tipo de profissional. Então conota-se um “jogo” de cartas marcadas. Quem perde com isso é a população e principalmente aqueles que tem potencial mas não podem aprimora-los. E quem ganha é algumas empresas (Faculdades) “picaretas” que veem enganando ano a ano as pessoas em Esperantina e região.
    LAMENTAVEL!

  2. Desculpa esfarrapada desse pessoal. Num colocaram cursos pra cá pq os representantes de Esperantina são fraco. Cadê o deputado do morro que quer ser prefeito de Esperantina é ele o cara que manda e desmanda na UESPI. porque ele não usou de seu potencial pra brigar pela vinda de cursos para Esperantina. Ele só fala numa br 222 e o irmão num tal de cajuina, é o fim….

  3. ENTÃO PRA QUE MESMO QUE ESTÁ SERVINDO A UESPI, SÓ PRA SERVIR DE PALANQUE PROS TEMISTAS. PARA GARANTIR MAIS D. A .S ? SERÁ QUE BARRAS QUE FOI CONTEMPLADA COM CURSOS TEM PROFESSORES CAPACITADOS MORANDO EM BARRAS PRA TRABALHAR LÁ? QUANDO EU FIZ MEU CURSO TODOS OS MEUS PROFESSORES DA UESPI ERAM DE TERESINA ENTÃO PORQUE SÓ AGORA TEM ESSA DESCULPA? AI TEM COISA…. POBRE DO VALDEMIR ESTÁ SE QUEIMANDO COM ESSA GENTE.

  4. A falta de cursos para Esperantina não é apenas falta de docentes capacitados, mas falta de interesse politico, pois apenas cidadãos ignorantes servem para votar nesses políticos que ai estão. Onde estão nossos deputados que não tomão um posicionamento contra isso? Será que são realmente filhos de Esperantina ou só querião nossos votos e agora querem os de Teresina??????????????

  5. Cadê o deputado federal e estadual, filhos de Esperantina que fazem tanta propaganda aonde chegam, que ainda não perceberam esse problema? Alguém pode mim responder. Esperantina era pra ser a cidade mais assistida no Estado o Piauí, temos dois deputados filhos de Esperantina que ainda não fizeram nada por nossa cidade. Não sei se é estratégia politica ou falta de respeito pelos eleitores de nossa cidade. Não consigo entender como eles são estrategistas quando as eleições se aproximam, essa última foi nova, troca de pátio politico. kkk nossa, o pior que alguns acham que eles já fizeram muito por nosso município.

  6. É lamentável , uma instituição do nível da UESPI deixar de ministrar cursos em nossa cidade .
    Só quem perde com esta situação são os estudantes menos favorecidos financeiramente.
    Portante caros conterraneos , vamos cobrar dos representantes do povo , especialmente os de nossa região.
    No entanto , nas próximas eleições vamos selecionar melhor nossos representantes.

  7. Prof valdemir quanta admiração tinha por vc, mais já aprendeu a falar a lingua deles dando o recardo politico igual madaram, isso é vergonhoso essa estoria de falra de professor capacitado é caé, que nunca vaiter professor capacitado que não tem o curso.

  8. Sou de Esperantina mas lamento que tive de sair de minha terra para concluir meus estudos e de meus filhos porque nossa cidade não oferece ensino de qualidade e a cada dia piora.
    O Estado e a UESPI falidos cometeram um grande equívoco ao criarem polos sem nenhuma estrutura em várias cidades, até no Maranhão e Bahia, ao invés de criar polos com estrutura em municípios como Esperantina para atender o terriório dos Cocais.
    Esperantina é uma cidade turística, é a 9ª cidade do Estado em população. De acordo com IBGE tem cerca de 40 mil habitantes, 25 mil só na zona urbana, quase a população de Luzilândia e não tem sequer uma unidade do CEFET, atual IFPI. Está entre as dez maiores contribuintes de ICMS do Estado.
    Esperantina está pagando um alto preço pela sua impotância. Além da educação, saúde precária, falta de esgotamento sanitário, problemas gravíssimos de drenagem, falta de infraestrutura, parque Cachoeira do Urubu abandonado, enfim, muitos problemas para um município importante.
    Só para comprovar como nosso município está abandonado há várias décadas é o caso de Angical ter recebido uma unidade do CEFET com apenas 7 mil habitantes e Cocal que vai receber uma com 25 mil habitantes.
    Com a palavra os esperantinenses e nossos representantes. Vamos cobrar e exigir.

  9. Aqui em Esperantina, sou formada graças ao Maõ Santa, que trouxe para cá o polo da uesp periodo especial e em sequida W. Dias acabou o polo e o que os politicos locais fizeram ? deram titulo de cidadão ao mesmo. O proprio redator deste importante meio de comunicaão Jose luis formou se na mesma epoca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo