GeralSaúde

Diretor do Hospital Julio Hartmann de Esperantina explica sobre a obrigatoriedade do uso do cartão do SUS

Dr Fabiano RibeiroO Diretor do Hospital Julio Hartmann de Esperantina, Dr. Fabiano Ribeiro Soares, concedeu uma entrevista na manhã do último sábado (03) e na oportunidade falou da Portaria do Ministério da Saúde que obriga o usuário do Sistema Único de Saúde a ter o seu cartão do SUS.

De acordo com o Diretor do Hospital, desde o dia 1º de março de 2012 o uso do Cartão Nacional de Saúde é obrigatório para todos os cidadãos. O cartão SUS é um documento gratuito de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), válido em todo território nacional.

A finalidade do uso do cartão é a criação de um banco de dados que identifique os usuários e gere um histórico de cada paciente contendo diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde, que podem ser acessadas de qualquer parte do país.

Dr. Fabiano afirmou que a maioria das pessoas que são atendidas no hospital Julio Hartmann não tem ainda o cartão e, faz um apelo para que todos os usuários procurem fazer o seu.

“Infelizmente agora só será atendido no hospital quem tiver o cartão do SUS. Eu quero que fique bem claro que essa não é uma medida da direção do hospital, é uma exigência do Ministério da Saúde e nós temos que seguir essa determinação”, disse o Diretor.

O cartão do SUS pode ser obtido na Maternidade Municipal de Esperantina, no horário das 8:00 às 12:00 horas de segunda a quinta-feira. São necessários os seguintes documentos: carteira de identidade ou certidão de nascimento ou certidão de casamento e comprovante de residência. Para menores de idade, certidão de nascimento, comprovante de residência e documento de identidade da mãe.

Fonte: Portal Rio Longá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo