GeralPolícia

Diretor da Penitenciaria concede entrevista e fala dos últimos acontecimentos no presidio de Esperantina

O diretor da Penitenciaria Regional Luis Gonzaga Rebelo na cidade de Esperantina, Rondney Amorim, concedeu uma entrevista exclusiva para a nossa equipe de reportagem do Jornalesp.com, onde na ocasião falou dos últimos acontecimentos ocorridos naquele presidio.


Fuga

Rondney Amorim, falou que atualmente 55 (cinquenta e cinco) presos estão foragidos.
Segundo o diretor, durante a rebelião ocorrida na última sexta-feira (06/10), fugiram 75 (setenta e cinco) detentos, destes 28 (vinte e oito) foram recapturados ou se entregaram. Já na noite do último domingo (08/10), por volta das 21:00 horas, aconteceu uma outra fuga e desta vez 10 (dez) presos que já haviam sido recapturados anteriormente por ocasião da fuga em massa durante a rebelião acabaram conseguindo fugir, sendo que logo depois dois deles foram novamente presos por um grupo de policiais militares.
Rebelião
O diretor relatou que a rebelião iniciou quando cerca de vinte detentos do Pavilhão C pularam um muro e tentaram matar seis presidiários do Pavilhão D.
Rondney, disse que a rebelião só não foi contida no seu inicio em razão de que a equipe operacional era bastante reduzida e com pouco armamento.
“Nós já havíamos solicitados reforço de Teresina para transferir alguns presos considerados lideres e quando eles perceberam que seriam transferidos para uma outra unidade prisional, deram inicio o motim”, falou Rondney.
Transferência de Presos
Segundo ainda, Rondney, logo após a rebelião ter sido controlada pelo pessoal da tropa de choque, foi realizado a transferência de 110 (cento e dez) presos para outras unidades prisionais do estado do Piaui.
O diretor informou que hoje serão transferidos mais 40 (quarenta) detentos, para outras Penitenciarias da região.
Super Lotação
Rondney Amorim, declarou para a nossa equipe de reportagem do Jornalesp.com, que a capacidade normal do presidio de Esperantina é para 157 (cento e cinquenta e sete) detentos e antes da rebelião estava operando com 420 (quatrocentos e vinte) detentos.
Outra informação repassada pelo diretor foi no tocante a destruição de todos os quatro pavilhões.
De acordo com Rondney, três dos quatro pavilhões ficaram completamente destruído pelos presos.
Reforma
O diretor informou que logo após a rebelião uma equipe de engenheiros chegaram no presidio para fazer todo o levantamento do prédio.
Força Federal
Rondney Amorim declarou que o governo do estado assinou um decreto interditando o referido presidio e que toda a reforma do mesmo será feita através do Fundo Penitenciario.
O diretor disse que o governador Welligthon Dias, juntamente com o Secretário de Justiça, Daniel Oliveira, estão em Brasilia solicitando do Ministro da Justiça, a vinda da Força Nacional para a cidade de Esperantina, com o objetivo de manter a ordem e a segurança da população esperantinense.
Rondney Amorim, finalizou a entrevista afirmando que cerca de cinquenta homens da Força Tática, do RONE, BTAP e da Tropa de Choque fazem atualmente a segurança interna do presidio.
Já outros 70 (setenta) homens apaisano e conduzindo veículos descaracterizado realizam buscas aos foragidos em toda região de Esperantina.
O diretor pede para que a população informe ou ligue de forma anônima para a policia de qualquer atitude suspeitas de pessoas na região.

Veja quem são os fugitivos, abaixo:

Um Comentário

  1. A realidade é que na época que foi feito o projeto deste xadrez aqui pra cidade nenhum político local se mostrou contrário, reclamou ou fez algo para evitar a vinda.Pelo contrário apoiaram a ideia.Hoje taí o fruto desta incompetência, terror e caos para a população.Esperantina virou manchete nacional NÃO POR ACASO, AQUI TEMOS UM POLO UNIVERSITÁRIO (UESPI) CAINDO AOS PEDAÇOS,NÃO TEMOS NENHUM POLO DA UFPI MAS TEMOS UM PRESÍDIO QUE É UM BARRIL DE PÓLVORA.A incompetência destas autoridades é tamanha pois nem força policial tem para evitar um motim.Mas também o governo e os deputados gastam todo nosso dinheiro dos impostos com um batalhão de milhares de cupinchas e apadrinhados políticos dentro dos gabinetes sem nenhuma serventia para a população.ESPERO QUE DESTA VEZ O POVO ESPERANTINENSE DÊ UM BASTA NESTES POLITIQUEIROS QUE SÓ FALAM ASNEIRA E MARKETING DE MENTIRAS E ILUSÕES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo