Dia da Consciência Negra foi comemorado na comunidade Quilombola Olho D´Água dos Negros
A Comunidade Olho D´Água dos Negros, município de Esperantina festejou durante todo o dia do último domingo (20), o dia da Consciência Negra.
As atividades iniciaram às oito horas da manhã com um desfile cívico dos alunos da Escola Municipal Valdivino de Sousa Pires organizado pela Secretaria Municipal de Educação, que contou com a coordenação da Secretária Vilma Amorim.
Os alunos descreveram em seus pelotões a história da comunidade o passado, as lutas, as conquistas e o presente. Após o desfile, foi celebrada uma Missa Ação de Graças e em seguida foi realizada uma solenidade com o pronunciamento de algumas autoridades estaduais e municipais.
Presente ao evento o Prefeito de Esperantina Francisco Antônio (PT), juntamente com a primeira dama do município, Cleonice Carvalho, além da vice-Prefeita Soraia Medeiros de Aguiar, o Secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania Francisco Guedes, representantes do Grupo Coisa de Negro de Teresina, Secretários Municipais e várias outras lideranças da região.
Vale ressaltar que integrantes da Comunidade Quilombola Curralinhos também estiveram participando do evento.
Em seu discurso, o Prefeito Chico Antônio falou sobre a importância da data e disse que pelo terceiro ano consecutivo a Prefeitura vem colaborando com a realização do evento que é um resgate da cultura daquela comunidade.
De acordo com a assessoria do Prefeito Chico Antônio, a Prefeitura de Esperantina proporcionou total apoio às atividades disponibilizando para o evento toda sua estrutura.
A Secretaria Municipal de Educação, por exemplo, além de organizar o desfile montou uma tenda com exposição de livros para leitura, oficinas de pinturas e desenhos.
O Departamento de Meio Ambiente fez doação de mudas de árvores e apresentou brincadeiras com bonecos para a criançada.
O Departamento de Cultura ajudou nas apresentações culturais. A Secretaria de Obras também colaborou com a estrutura para a realização do evento.
Outras atividades também fizeram parte do evento como: danças típicas da região, desfile para a escolha da miss negra e jogos de futebol. À noite teve festa dançante.
História
A história da Comunidade Olho D´Água é datada de 1847 quando chegaram àquele lugar o casal Mariano de Carvalho Castelo Branco e sua esposa Rosa Maria Pires e construíram um casarão que atualmente é fonte de pesquisa para estudantes de vários lugares do país.
De acordo com o senhor Luís dos Santos morador mais idoso daquela comunidade e que é neto de escravo, em 1847, alguns escravos vieram morar com a família do senhor Mariano e a partir dai foram surgindo novos descendentes culminando com uma população estimada hoje em mais de 300 pessoas morando no lugar.
A data 20 de novembro é festejada pela comunidade, pois foi neste dia no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial.
“Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade”, disse Claudio Henrique Coordenador das Comunidades Quilombolas do Estado do Piauí.
Os Quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo. Assim como em Olho D´Água diversas Comunidades Quilombolas pelo Brasil comemoraram a importante data.
Veja alguns registros do evento abaixo:
[nggallery id=1208] Colaboração Carlos Araújo]]>