GeralSaúde

Descoberto lavas do mosquito Aedes Aegypti nas imediações da principal Avenida de Esperantina

AgentesDepois que uma equipe do mutirão de combate a Dengue do município realizou um trabalho de fiscalização e limpeza de algumas residências e logradouros da cidade, foi descoberto recentemente um foco do mosquito Aedes Aegypti nas imediações da principal Avenida da cidade, a Petrônio Portela.

Educadora Francisca SeneDe acordo com a funcionária da FUNASA, Francisca Sene que atualmente presta serviço para a Secretaria Municipal de Saúde do município, falou que é necessário a população continuar vigilante e ativa no sentido de controlar a Dengue em Esperantina.

Francisca Sene, ressaltou que a população precisa eliminar todos os possíveis criatórios do mosquito e só assim o município ficará livre do mosquito transmissor da Dengue.

Segundo a Agente, nesse ano já foram confirmados três casos da doença no município e 33 casos notificados até o momento.

Francisca Sene explicou que todos os meses são enviados inúmeros exames para a analise em laboratórios da capital para detectar se a pessoa está contaminada ou não com a doença  no município.

“Uma das dificuldades encontrada no município para se combater a Dengue é que muitas das vezes as pessoas apresentam os sinais e sintomas da doença, mas não procuram os serviços de saúde e acabam adquirindo de vez a doença”, declarou Francisca Sene.

Fonte com água paradaAgora o que existe de fontes luminosas que estão a vários anos abandonadas em alguns pontos da  principal Avenida da cidade que está precisando urgente de limpeza não está escrito, e olha que de acordo com estudos uma simples lava do mosquito da Dengue chega até  esperar um ano por uma pequena gotinha de água para se desenvolver e causar até morte de um ser humano.

Como diz o velho dito popular “Em casa de ferreiro o espeto é de pau”.

Veja  abaixo outros registros do trabalho das educadoras:

EducadorasEducadorasLocal com criadouro

]]>

4 Comentários

  1. Existe tambem um grande problema, a maioria dos agentes de endemias fingem que trabalham, está faltando pulso do secretário de saude, o chefe da vigilancia sanitaria arimateia passa a maior parte do tempo em teresina e tambem finge que trabalha, fala serio, estamos precisando de uma reformulada no setor de vigilancia sanitária urgente.

  2. Sr Renato, antes de V. Sa. colocar na internet falços comentários, procure se informar de forma correta. As equipes encarregadas de combater o Dengue em Esperantina é o Departamento de Endemias da secretaroa Municipal de saúde. Existem 13 agentes de Endemias que trabalham diariamente, comandada por D. Marinalda Forets, muito competente. A Vigilância Sanitária cuida de outros proplemas no município. Se Viajo para Teresina é pra cuidar de interesses desta Secretaria e do meu setor. Talvéz V. Sa. seja uns dos muitos esperantinenses que não cuida do seu quintal e se os agentes de Endemias visitar sua residência vai com certeza encontrar larvas do Dengue ou se não vão encontrar um imbecil não tem o que fazer.

  3. Você faz viagens para resolver problemas seus mesmo, todo mundo na secretaria sabe que sua esposa, que tambem é funcionária da prefeitura e não trabalha. estuda em teresina, fiscal de vigilancia tambem para trabalhar só no empurrão, ou seja, funcionários iguais ao chefe, você finge que trabalha e eles seguem seus exemplos. PARA COM ESSASEU FALSO MORALISTA, TU TÁ ASSIM PORQUE ESTÁ RECEBENDO BEM SEM TRABALHAR DIREITO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo