O meio ambiente sofre frequentemente muitas agressões causadas pelo fator humano, ou até mesmo pela ação do tempo. Durante o passar dos anos, essas agressões se tornam cada vez mais comuns, provocando mudanças de forma radical nos ecossistemas afetando assim a vida dos seres-humanos, que por sua vez, tem a maior parcela de culpa.
Aqui em nossa cidade não é diferente, quem não se lembra das enchentes que deixaram muitos desabrigados e fizeram o pesadelo de vários moradores nos anos de 2008 e 2009 ao ponto de repercutir em mídia nacional? Esses desastres da natureza poderiam ser minimizados ou até mesmo evitados se medidas ambientais tivessem sido tomadas há tempo não só por autoridades, mas também por cada um de nós.
Pensando nisso a equipe de jornalismo do jornalesp.com procura chamar a atenção dos leitores para que se conscientizem sobre o descaso do lixo jogado não só nas ruas de nossa cidade, mas também na zona rural de Esperantina.
Flagramos recentemente uma enorme quantidade de lixo abandonado sem nenhum cuidado nas proximidades de um clube social muito frequentado na zona rural do município, vale ressaltar que estava tudo jogado a céu aberto, o que acaba chamando a atenção de urubus e causando mal cheiro na região onde o lixo foi largado, além do mas, com a chegada das chuvas esse lixo é arrastado para outras regiões aumentando o risco de proliferar doenças em pessoas que tiverem contato com a água suja.
É bom lembrar que o lixo ou a água contaminada por ele pode causar ao ser humano doenças como Leptospirose, Tétano, Dengue, Febre Tifóide, Cólera, Esquistossomose, Câncer, Intoxicação, Malária e até mesmo alteração do ciclo menstrual, e má qualidade e quantidade de espermas, entre outras que assim como as que foram citadas acima também podem levar a morte.