Plenário da Câmara aprovou na noite de ontem, terça-feira(04/05) o texto principal do projeto Ficha Limpa (PLPs 168/93, 518/09 e outros). O projeto que amplia os casos de inelegibilidade e unifica em oito anos o período durante o qual os candidatos ficam sem poder se candidatar. Foi aprovado com 388 votos favoráveis. O relator da proposta foi o deputado Indio Costa (DEM-RJ).
O Regime de urgência para o projeto foi o primeiro item a ser votado. Logo após os partidos PTB, PR, PP, PMDB apresentaram um requerimento para a adiamento da pauta, esses partidos preferiam debater o tema nesta quarta-feira (5) na CCJ, mas foram vencidos por 290 votos a 14.
De acordo com resultado divulgado na Agência Câmara, os deputados piauienses José Maia Filho(DEM); Júlio Cesar(DEM); Osmar Júnior( PC do B) ; Ciro Nogueira(PP); Átila Lira(PSB); Antonio José Medeiros(PT); Nazareno Fonteles(PT) votaram a favor da pauta.
A votação do mérito do projeto começou por volta das 11h da noite e precisava de 257 favoráveis para ser aprovado. Ás 0h e 12m desta quarta-feira (05/05) a votação foi encerrada e o projeto aprovado, segue agora para o Senado Federal. No entanto, vale ressaltar que ainda faltam ser votados os destaques da proposta.
O parlamentar piauiense Ciro Nogueira, durante pronunciamento, parabenizou o presidente da Câmara Federal o deputado Michel Temer (PMDB), e disse que ficou orgulhoso da grande decisão da casa na aprovação desse projeto.