Data AZ: eleição em Barras é acirrada com pequena vantagem para Manin Rego
A disputa pela Prefeitura de Barras, cidade de 29 mil eleitores segue acirrada como em outros pleitos. A pesquisa do Instituto Data AZ para o Portal AZ e Jornal O Dia mostra uma diferença de 6,5% entre o prefeito Manin Rego (foto – lado direito), do PMDB, que tem 45,75% na sondagem estimulada, e o ex-prefeito Joaquim Lucas (foto – lado esquerdo), do PTB, com 39,25% das intenções de voto. Os eleitores indecisos somam 11,25%, enquanto 2,25% declaram voto para o candidato Lages Filho (DEM) e 1,5% dizem não votar em nenhum dos candidatos.
Se na pesquisa estimulada há uma evidente acirramento da disputa, na sondagem espontânea o embate direto entre Manin e Lucas é ainda mais visível. A diferença entre os dois cai para 4,5%. O prefeito tem 42,75% e Lucas vem a seguir com 38,25%. Os indecisos somam 16,25%, há 1,2% de intenção de voto para Lages Filho e 1% para nenhum dos postulantes.
Voto por zona – O prefeito Manin Rego tem pior desempenho na zona urbana. Entre os eleitores urbanos, Manin aparece com 41,5% das intenções espontâneas de voto, contra 43,5% de Joaquim Lucas. Há um empate técnico entre os dois, considerando a margem de erro de 3,28% para mais ou para menos.
Entre os eleitores do Centro e bairros da cidade, há 11% de indecisos, 2,5% se declaram favoráveis a Lages Filho e 1,5% não vota em nenhum dos postulantes à Prefeitura.
Na pesquisa estimulada na zona urbana, Joaquim Lucas mantém a vantagem com 45% das intenções de voto, contra 43,5% do prefeito Manin Rego. Os indecisos somam 7,5%; há 3% para Lages e 1% que não vota em nenhum dos candidatos.
Se na zona urbana Manin empata com Lucas, na zona rural ele tem posição muito mais confortável, aparecendo com 48% das intenções de voto na sondagem estimulada contra 33,5% do ex-prefeito. Os indecisos somam 15%, enquanto 1,5% declaram voto para Lages e 2% não votam em nenhum dos nomes na disputa.
Na sondagem espontânea entre os eleitores da zona rural, Manin Rego mantém larga vantagem sobre Lucas. O prefeito tem 44% contra 33% de Lucas. Os indecisos somam 21,5%. Há 1% para Lages e meio por cento que não querem votar em nenhum dos candidatos.
Rejeição – A briga renhida pela Prefeitura de Barras é grande até mesmo na rejeição aos dois candidatos que polarizam a disputa. Joaquim Lucas 26,25% de rejeição, enquanto Manin aparece com 25%. Ou seja, quem vota em um rejeita o outro e vice-versa.
Em rejeição, o candidato Lages Filho tem praticamente o mesmo índice de quem polariza a campanha: 24,25%. E há ainda 3,5% de eleitores que dizem não rejeitar nenhum dos candidatos a prefeito.
Na zona urbana, a rejeição a Lucas é menor que a de Manin, embora estatisticamente eles estejam empatados. O ex-prefeito não seria votado por 27,5% dos entrevistados, enquanto o prefeito atual é rejeitado por 32,5%
A ampla vantagem de Manin Rego na zona rural dá-se também em rejeição. O prefeito tem o menor índice de voto negativo entre os candidatos, com 17,5%, enquanto Lucas aparece com 25% e Lages Filho tem 28%. Os que não sabem ou não opinam quanto à rejeição na zona rural somam 22,5% e 7% não rejeitam nenhum dos candidatos.
Ficha técnica da pesquisa:
Número de entrevistas: 400 no Centro, quinze bairros e 42 localidades rurais.
Margem de erro: 3,28% para mais ou para menos, com nível de confiança de 80%.
Data da realização: 6 e 7 de setembro de 2008.
Registro: Cartório da 6ª Zona Eleitoral, sob o número 269/2008.