CidadesGeral

DAP são expedidas para quebradeiras e mulheres agricultoras de São João do Arraial

MulheresDurante toda a última quarta-feira(13), assessoras do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu – MIQCB, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de São João do Arraial, realizaram atendimento voltado às mulheres quebradeiras de coco e agricultoras em geral para expedições de DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf.

A DAP é o instrumento que identifica os agricultores familiares e/ou suas formas associativas organizadas em pessoas jurídicas, aptos a realizarem operações de crédito rural ao amparo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf, em atendimento ao estabelecido no Manual de Crédito Rural MCR, do Banco Central do Brasil.

O Pronaf, por sua vez, é o Programa do Governo Federal destinado ao Fortalecimento da Agricultura Familiar e que financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária, possibilitando taxas de juros mais baixas aos financiamentos rurais, o que resulta em menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País.

Além dos agricultores familiares, a DAP beneficia pescadores artesanais, extrativistas, silvicultores, aquicultores, quilombolas e indígenas.

“Muitos agricultores, em especial, as mulheres quebradeiras de coco, por estarem mais na zona rural, no meio da mata, não conhecem ou possuem um conhecimento muito superficial dos benefícios da DAP. Por isso essa parceria com o STTR pra promover mais a inserção dessa camada de trabalhadoras rurais, possibilitando a elas esse benefício que pode levar a um maior investimento e uma maior renda”, explicou a assessora do MIQCB – regional Esperantina, Aline Alencar.

Colaboração: Christianne Melo]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo