Teve inicio nesta segunda-feira (17), no auditório da Secretaria Municipal de Educação o Curso Nacional de Promotor de Policia Comunitária – CNPPC.
De acordo com a 1ª Tenente Enyra Viviani do Nascimento, Supervisora e Instrutora do CNPPC na cidade de Esperantina, informou que o Curso tem como principal objetivo disseminar a filosofia de Policia Comunitária que é o da integração e Promoção entre Policia e Comunidade.
Segundo a Supervisora, o público alvo que participa do curso é formado por policiais militares, civis, lideranças comunitárias, professores e profissionais que mantém contato direto com o público.
Enyra Viviane explicou que a abertura do curso foi feita pelo Coronel José Lucimar de Oliveira, Coordenador de Policia Comunitária e Cidadania do Estado do Piauí que abordou o tema: Projeto Pelotão Mirim.
O outro palestrante do dia foi o Tenente Coronel, Renato Alves Vieira que proferiu palestra sobre “Polícia Comunitária e Sociedade”.
Na palestra desta terça-feira (18), as palestrantes serão as Tenentes, Regina e Enyra que abordarão os seguintes temas: “Direitos Humanos e Relações Interpessoais e Formas de Intervenção”.
Na palestra de quarta-feira (19), a Tenente Cristina abordará o tema “Mobilização Social e estruturação de Conselhos Comunitários de Segurança”.
Quinta-feira (20), o Coronel Valdinar, abordará o tema: Gestão pela Qualidade na Segurança Pública.
Na palestra de sexta-feira (21), encerrando as palestras o Major Lucena, abordará o tema: Mediação de Conflitos, onde será transmitido formas de como resolver os problemas conflitantes em uma comunidade ou a busca de soluções para eles.
Para Dauriane Alves de Araújo que está participando do Curso, declarou que o curso é muito importante porque busca educar as pessoas sobre a importância do policiamento comunitário, visando educar melhor as crianças e adultos com o objetivo de não cometer nenhum tipo de infração.
“Este Curso vem trazer uma relação importante entre Polícia e sociedade e o que é mais importante vai possibilitar abranger tanto a zona Urbana, bem como a Zona Rural”, disse o Presidente da Associação de Moradores da Localidade Sitio do Alegre, Rubens Oliveira Araújo.
Mauricio Costa atual Secretário de Cultura do município, explicou que o Curso é uma parceria formada entre a coordenadoria de policiamento comunitário do Estado do Piauí e a Prefeitura Municipal de Esperantina.
O Secretário falou que ao todo são 60 lideranças e representantes comunitárias do município, que estão participando do referido Curso.