Crime ambiental: prefeito manda derrubar árvore e revolta a população
Em uma atitude considerada precipitada e irresponsável o atual prefeito de Esperantina Felipe Santolia autorizou na manhã desta terça-feira (16/setembro) a derrubada de uma única árvore existente nas imediações do mercado central de Esperantina.
O fato chamou a atenção de populares e curiosos que passavam pelo local no momento em que alguns operários da prefeitura executavam a retirada da árvore.
Segundo informou o agente de saúde conhecido como Manoel Jardim que tem ligações diretas com o prefeito e que coordenava a derrubada da árvore, disse que a árvore tinha que ser arrancada porque o prefeito vai construir um banheiro no local.
Alguns populares condenaram tal ação em função de que a árvore arrancada era a única existente em toda uma extensão do mercado público e o que é pior no local em que ficava a árvore funcionava uma feira para a venda e a compra de pequenos animais oriundos da zona rural e da própria cidade, como por exemplo: galinhas, capotes, porcos e carneiros.
Para o ambientalista Elias Medeiros Junior, considerou como uma agressão gravíssima ao meio ambiente.
Já o senhor Chico Esperantina, que mantém negócios diários nas proximidades do mercado falou que foi uma atitude precipitada e imoral.
Para o agropecuarista Zilmar Carvalho falou que em vez do prefeito ter derrubado a árvore deveria ter derrubado era o mercado para construir um novo.
Confira na integra as imagens de mais um crime ambiental que acontece na cidade de Esperantina na vista das autoridades.
Assista o vídeo abaixo:
Como sempre, o prefeito só destrói, agora construir ou reconstruir, ele faz de conta. Para ter idéia, das obras iniciadas pelo prefeito, são poucas as que foram ou serão concluídas. Essa tática política já é conhecida a muito. Coitado dos vendedores de galinha e outros animais, agora vão ficar no sol escaldante.
Esclarecendo: o que aconteceu foi:
1. O mercado municipal não tinha banheiros publicos. Imaginem, portanto, como viviam os vendedores.
2. Agora estão construindo os banheiros – obras eleitoreiras ou não, o fato é que estão sendo construidos, e melhor agora do que nunca!
3. A árvore atrapalharia pois estava justamente no local mais provável para a construção dos mesmos.
4. A dita árvore não foi “arrancada brutalmente e jogada no primeiro terreno baldio, de forma fria e cruel”. Ela foi TRANSFERIDA de local. Quem passar pelo terminal rodoviário, ao lado da lanchonete do Região, poderá ver o lindo pé de pau pereira lá: lindo e maravilhoso. Caso o contrario: provem! Ou porque acham que não acompanharam o trajeto dos “desmatadores”?
5. O mercado necessita de um PROJETO DE REFLORESTAMENTO. É simples! E poderia agradar até a gregos e troianos, menos a oposição de Esperantina.
6. Os vendedores não ficarão ao sol escaldante: aliás, essa árvore não era suficiente para proeger ninguém do sol, convenhamos!. Os própios vendedores agora terão um suporte para colocarem um telhadinho, seja de lona, papelão, mas acredito que a própria prefeitura fará algum tipo de cobertura. Qualquer dúvida, perguntem ao sr Manoel Jardim sobre o projeto da obra!.
Engraçado!!!
Alguns desses que só criticam deveria era colaborar e arborizar a cidade, já que estar carente, será que só o prefeito tem essa obrigação? E mais, procure, então por um banheiro nas imediações do mercado, você encontra? Não estou defendendo ninguém, nem se quer apóio o atual prefeito, o problema é que vocês querem a força é encontrar alguma coisa que o ele faça para colocarem defeitos.
è um horror arrancar árvores, mas peraí, esse jornal existe pra dar a noícia ou pra opinar sobre a notícia???
aí pega mal pra os jornalistas desse site…
Interessante!
Ele diz que estar com as eleições ganha e ainda faz barbaridades! Com essas atitudes, sei que ele vai voltar pro “Chiqueiro de Bodes”, se é que entende! E outra, dizem que ele está comprando votos na região de Lagoa Seca, ouvi falar!. Seria o máximo que a equipe de jornalismo do portalesp investegasse.
Fassam um bom trabalho!