Cresce o percentual de mulheres com vírus HIV no Piauí
Os casos de Aids no Piauí diminuíram em relação ao ano passado. Em 2010, 344 pessoas adquiriram HIV e este ano 138 casos foram confirmados. De acordo com Karina Amorim, coordenadora estadual de Doenças Transmissíveis, a redução é resultado de um trabalho de conscientização feito no Piauí.
“As campanhas de conscientização estão crescendo no Piauí e por isso o número de casos diminuiu. Mesmo assim, é importante continuarmos com esse trabalho para que cada vez mais o número caia”.
Outro dado revelado durante o Fórum Estadual de DST/Aids, que iniciou na manhã desta terça-feira (29) é que o índice entre as mulheres aumentaram em relação aos casos masculinos. Até o ano de 2010, dos 608.230 casos a relação era de 65,4% no sexo masculino para 34,6% no sexo feminino. Já no último boletim epidemiológico, em 2010 a relação foi de 1,7 homens para cada caso em mulher.
Outros índices apresentados durante o evento referem-se aos diagnósticos feitos nos anos de 1986 até 2011. Por sexo, 2.515 homens e 1.142 mulheres contraíram a doença. Já por opção sexual, o maior número de casos é entre os heterossexuais chegando à 1.610. Em segundo estão os bissexuais, com 450 pessoas e em terceiro vem os homossexuais com 388 casos.
O diagnóstico municipal e o programa estadual para enfrentamento das epidemias da doença também foram apresentados. Em plenária foi definido que o maior objetivo para o encerramento das atividades do ano é o fortalecimento das políticas públicas sobre saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens. O Fórum Estadual de DST/Aids segue até esta quarta-feira (30).
A campanha para prevenção da Aids começa em dezembro e segue até o Carnaval, em fevereiro de 2012. O foco da campanha são jovens gays. O Fórum segue até a manhã da sexta-feira (30) no auditório principal do Instituto Federal do Piauí.
Fonte: Portal Az]]>