O coronel José Viriato Correia Lima saiu da cela em que se encontra desde o ano passado na Penintenciária Mista de Parnaíba. Pelo menos por enquanto, para assinar o alvará de soltura concedido por Habeas Corpus junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana.
Na manhã da última sexta-feira (26/03) Correia Lima esteve em Teresina, mais precisamente no Tribunal do Júri, acompanhado de familiares e advogados. O STF concedeu liberdade ao ex-coronel no processo que o acusa de envolvimento no assassinato do cabo Honório, em 1989, na capital piauiense.
Correia Lima chegou a conceder entrevista rápida na porta do tribunal, mesmo escoltado por policiais. Ele disse que acha que vai “ganhar a liberdade”, mas recusou-se a falar sobre os outros processos que o mantém preso. “Falem com meus advogados”, disse, saindo algemado do Tribunal no Centro de Teresina, para voltar a prisão.
Segundo o advogado de Correia Lima, Wendel Oliveira, o coronel, que na verdade perdeu a patente, pode ser solto em um período de 15 a 30 dias. Ele alega que Correia Lima já pagou o que devia ao estado e por isso a Justiça do Piauí deve entender que está na hora de ser solto. “Correia Lima tem serviço prestado ao Estado. Com a decisão do STF, prova que não deve mais nada ao Estado”.
Fonte: 180 Graus