Teve inicio nesta segunda-feira (25) e vai se estendera até a próxima quinta-feira (28) no auditório da Casa São Vicente a capacitação dos Coordenadores e Alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado – Piauí, Nova Abolição.
De acordo com a coordenadora de turmas da Zona Urbana da cidade de Esperantina, professora Adélia Sampaio, falou que estão participando da capacitação dez Coordenadores de turmas e noventa Alfabetizadores que estão se capacitando para ensinar 492 alunos, distribuídos nas seguintes cidades: Esperantina, Batalha, Joaquim Pires, São João do Arraial e Matias Olimpio.
Adélia Sampaio informou que a capacitação está sendo realizada por duas profissionais renomadas do Movimento de Educação de Base – MEB em parceria com a Secretaria de Educação do Estado – SEDUC.
Professora Adélia, explicou que o objetivo da capacitação, é preparar melhor os Alfabetizadores para tentar diminuir o analfabetismo no município e em demais cidades do Estado.
Adélia falou que o município de Esperantina vai contar com quatro Coordenadores de turmas, sendo que, três vão atuar exclusivamente na Zona Rural e um especificamente na Zona Urbana.
A palestrante Zilda Vieira professora licenciada em ciências social, disse que esta capacitação é voltada exclusivamente para a formação inicial dos Alfabetizadores dentro do Programa de alfabetização de jovens e adultos e até pessoas idosas.
Zilda Vieira falou que durante os dias de capacitação os Alfabetizadores terão oportunidades de conhecer melhor o programa, a entidade que está a frente da formação, no caso o MEB que é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.
De acordo ainda com a palestrante uma das metodologias que será aplicada aos Alfabetizadores se chama: vê, julgar, agir e rever. Segundo a professora, considera como sendo uma metodologia que tem como foco a intervenção social nas comunidades, ou seja, visa formar pessoas autônomas, cidadã e cidadãos.
Para Zilda Vieira, considera uma metodologia libertadora e transformadora do ser humano, baseada nos ensinamentos de Paulo Freire.
Já a pedagoga, Ana Maria Ferreira com especialização em psico-motrocidade, falou que é a sexta etapa do Programa Brasil Alfabetizado, conforme resolução 36/40 de 2008/2009 que exige esta formação inicial com uma carga horária de 40 horas aulas, voltadas para Coordenadores e Alfabetizadores inseridos no referido programa.
Vale ressaltar que todos os participantes estarão recebendo no final da capacitação certificados.
Confira alguns momentos dos participantes da capacitação:
[nggallery id=156]
A formação do Programa Brasil Alfabetizado – Piauí Nova Abolição no município de São José do Divino foi de grande valia, quero agradecer aos coordenadores e alfabetizadores pelo seu desempenho durante a etapa do curso.
Esse Programa deve ter sua aplicabilidade com mais duração para que possamos desenvolver com mais eficaz a proposta e intensificando ainda mais as abordagens com resultados significativos.
Agradeço, também, aos especialistas e técnicos da SEDUC presentes durante essa etapa, dando oportunidades em que foram apresentadas sugestões para aperfeiçoar o planejamento e na elaboração das ações propostas desse programa.
Por fim, deixo consignados meus agradecimento aos coordenadores, alfabetizadores desse município, que com sua participação no curso puderam agregar a realização e contribuir para o aperfeiçoamento da ação do Programa Brasil Alfabetizado- Piauí Nova Abolição 2010.
Mercedes Barros Morais.
Mercedes Barros Morais