GeralSaúde

Coordenador de Epidemiologia do município fala sobre casos de meningite no município

Misaki LiraDepois que surgiram rumores na cidade de que algumas crianças de uma determinada Escola de Esperantina estariam com suspeitas de terem contraída a doença de meningite, a nossa equipe de reportagem do jornalesp.com, falou com o atual coordenador de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, o enfermeiro Misaki Lira que nos concedeu uma entrevista e falou sobre o referido assunto.

Segundo Misaki Lira de janeiro deste ano, até  este mês de outubro foram confirmados no município, somente  seis casos de Meningite com apenas um óbito.

Misaki Lira explicou que em nenhum dos seis casos tratou-se de meningite meningocócica, ou seja, segundo o próprio coordenador, a meningocócica,  é a forma altamente transmissível e contagiosa da doença e que não tratada a tempo podem causar surtos e surgimentos de novos casos, ou até mesmo levar o individuo a morte.

De acordo ainda com o coordenador, os seis casos diagnosticados em Esperantina foram devidos a meningite causadas por outros tipos de bactérias ou vírus, que tem um potencial de transmissão reduzido nas pessoas, ou seja, não causa surto da doença.

Misaki Lira informou que de acordo com esses casos de meningite meningocócica deve se orientar as pessoas sobre alguns tipos de sinais e sintomas subjetivos da doença para que ocorra a vigilância e a tomada de medidas importantes e em momento oportuno.

“Com relação a doença meningocócica se faz necessário de imediato que seja feito a vacinação de bloqueio, além da vigilância e quimioprofilaxia dos contatos íntimos”, explicou o coordenador.

Misaki Lira aproveitou pra citar alguns sintomas caracteristicos da doença,  que são bastantes comuns em quem adquire a meningite, como: febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos em jato, mal estar geral e rigidez de nuca (pescoço).

Francisco SantanaJá o Secretário Municipal de Saúde Francisco Machado Santana ao ser abordado também por nossa equipe de reportagem do jornalesp.com sobre o referido assunto, falou que em função do surgimento desses casos na cidade, reuniu os profissionais de saúde de sua pasta  na última quarta-feira (20) e solicitou empenho de todos no sentido de realizar uma ampla varredura em todo o município, objetivando a solução do problema e o combate ao vírus, caso seja realmente comprovado a existência do mesmo.

“A orientação que nós repassamos para as nossas equipes, é  que seja feito um trabalho intenso em todo o municipio, principalmente na região do Bairro Rural onde surgiram alguns desses  casos”, declarou o Secretário.

Vale ressaltar que  a nossa equipe de reportagem esteve no HEJH para falar com o Diretor Fabiano Soares a respeito deste caso, mas o mesmo não foi encontrado no setor.

Um Comentário

  1. É IMPORTANTE QUE OS MÉDICOS DO HOSPITAL DA CIDADE QUE NOS SEUS PLANTOES ATENTA OS PACIENTES COM ESSES SINTOMAS SITADOS ACIMA POIS ALGUMAS VEZES ELES SÓ ATENDEM URGENCIA MAS ATENÇÃO SENHORES MÉDICOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo