Cônsul-geral do Japão visita FUNDAC e promete participação de grupo japonês nos Folguedos de 2010
O cônsul-geral adjunto do Japão em Bélem, Akira Kusunoki, foi recebido, nesta quinta-feira, na sede Fundação da Cultural do Piauí (FUNDAC) pela presidente, Sônia Terra, e demais assessores da fundação na perspectiva de firmar uma maior aproximação entre Piauí e Japão.
Trazido à Teresina a convite de Seiji Nakama, funcionário há mais de 30 anos da FUNDAC, atualmente, cedido para a SEPLAN, o cônsul-geral do Japão chegou ontem à capital do Piauí e proferiu palestra no Sebrae sobre a cultura japonesa.
Na reunião foi discutida a possibilidade de trazer grupos japoneses para se apresentar no Encontro Nacional de Folguedos. A promessa é que ainda em 2010 um grupo de descendestes venha para o Piauí se apresentar nos Folguedos. E que, em 2011, a embaixada japonesa possa agilizar a vinda de grupos diretamente do Japão.
“Farei o possível para garantir a participação nos Folguedos do grupo de descendentes japoneses que temos em Belém no Pará agora para esse ano. Para 2011 vamos tentar trazer grupos diretamente do Japão”, afirmou o cônsul-geral ao receber ofício das mãos da presidente da FUNDAC convidando o Japão a participar dos Folguedos.
Na reunião, Sônia Terra fez um panorama sobre a festa, destacando a diversidade cultural do encontro e reafirmando o desejo de estabelecer vínculos mais estreitos entre a cultura brasileira e a japonesa. “A diversidade é um dos aspectos mais importantes do Encontro Nacional de Folguedos do Piauí. Ele é grande não só por ter reunido mais de 400 mil pessoas em 2009, mas por receber grupos de todo o Brasil. É um mosaico onde se mostra a riqueza da cultura popular do nosso povo e que desejamos ampliar mostrando também a tradição de outras culturais, como a japonesa”, disse a presidente da FUNDAC
Entre os assessores da fundação, estavam presentes na reunião o assessor técnico da FUNDAC e coordenador do Programa Mais Cultura, Jairo Araújo; o diretor administrativo e financeiro, Carlos Mata; a gerente, Graça Castro e o diretor de Ação Cultural, Chagas Vale, responsável pela produção da megaestrutura montada para os Folguedos.
“É um desejo nosso ampliar a participação de manifestações culturais diversas nos Folguedos. Já chegamos a ter 14 estados participando do Encontro Nacional de Folguedos do Piauí e, em 2008, tivemos a belíssima mostra com peças da cultura chinesa em exposição na galeria do Clube dos Diários. Espero que com o Japão consigamos uma participação ainda mais efetiva, que é garantir que grupos japoneses se apresentem nos Folguedos, falou otimista o diretor de Ação Cultural, Chagas Vale.
ENCONTRO NACIONAL DE FOLGUEDOS DO PIAUÍ
O Encontro Nacional de Folguedos do Piauí é uma realização do Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí, sendo considerado um dos maiores e mais organizados eventos do gênero no país
A cada temporada dos Folguedos se apresentam cerca de 180 grupos vindos de diversos estados do país. Em 2009 participaram os estados de Alagoas (Grupo Folclórico Caboclinhas); Ceará (Txai Cia. de Dança, Chão de Estrelas); Maranhão (Boi Lírio de São João, Cia Dançata, Boi Riso da Mocidade); Minas Gerais (Pereira da Viola); Pará (Uirapuru, Moara, Balé Paramazon); Paraíba (Companhia Raízes, Boi Igaraçú, Bandoleiros do Sertão); Paraná (Grupo Parafolclórico Pôr do Sol); Pernambuco(Cabras de Lampião); e diversos outros grupos vindos de 36 municípios do Piauí.
Além dos grupos folclóricos e parafolclóricos, das comidas típicas, dos shows de forró, o Encontro Nacional de Folguedos do Piauí oferece ainda seminários sobre as tradições brasileiras, oficinas e o Festival de Toada de Bois, com a apresentação do melhores grupos de bumba meu boi do Piauí.
FOLGUEDOS 2010
Os preparativos para o encontro deste ano estão a todo vapor. As inscrições para os barraqueiros que comercializam bebidas e comidas nos Folguedos já começaram e vão até o dia 31 de março.
Para a inscrição os interessados devem comparecer à FUNDAC munidos de 02 fotos 3×4 e ainda cópias do RG, CPF e comprovante de residência, mais uma taxa de R$ 10,00 a ser paga no ato da inscrição. Encerradas as inscrições, a FUNDAC fará ainda um sorteio para definir quais os barraqueiros que poderão comercializar seus produtos nos Folguedos. Os contemplados pelo sorteio terão que pagar taxa à organização do evento com o valor de acordo com o espaço em que foi contemplado e levar o comprovante de pagamento até a Fundação.
O encontro será realizado de 18 a 27 de junho deste ano, na Vila Olímpica do Estádio Albertão
Por Catarina Santiago