O ministro do Emprego e Trabalho, Carlos Lupi, anúncio na tarde de ontem, 17, os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referente ao mês de abril de 2010. No total, 2.780 novas vagas de empregos formais foram preenchidas somente no Piauí. Isso representa uma alta de 1,26% relação ao mês anterior.
Mais uma vez a construção civil impulsiona este indicie. Neste setor, foram criados 1.193 empregos legais, com carteira assinada. Isto representa um acréscimo de 4,15% em relação ao mês de março de 2010.
O segundo lugar ficou por conta do setor de serviços (1,04%). Este ramo empregou 807 novos postos de empregos. Fechando o ranking dos três primeiros lugares vigora em terceiro o comércio com 409 novos postos de trabalho (variação positiva de 0,68%).
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados registrou ainda, pelo segundo mês consecutivo, queda do número de emprego no setor do extrativismo mineral no Piauí. No total, 18 postos foram extintos no mês de abril, o que representa uma retração de 2,78% de contratações no setor.
Dados nacionais
O país só tem o que comemorar. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano o Ministério do Emprego e Trabalho registrou 305.068 novos postos de empregos legalizados. O índice é comemorado, visto que uma expressividade como esta foi registrada apenas em junho de 2008.
No Brasil, o setor responsável pelo maior número de contratações foi o comércio, com 96.583 novos empregos apenas no mês de abril de 2010.
Fonte: Cidade Verde.com