Consórcios em Esperantina chegam a vender até a alma
Consórcio é um sistema fechado de autofinanciamento que, através de uma administradora, reúne um grupo de pessoas, física ou jurídica, a fim de adquirir bens móveis e imóveis com concessão de crédito isento de juros. Os Consórcios têm prazo de duração pré-estabelecidos em contrato, com normas fiscalizadas e normalizadas pelo Banco Central do Brasil. As prestações mensais são quitadas através de boletos bancários, e corresponde ao valor do bem diluídos pelos anos determinados pelo grupo mais taxas e correções estipulados pela administradora do Consórcio.
O sistema de Consórcio viabiliza a concretização do sonho da casa própria através do consórcio imobiliário, de adquirir um carro, moto, caminhões, ônibus, implementos agrícolas, tratores, computadores, eletrodomésticos, construção, serviços turísticos, entre outros.
O funcionamento do consórcio se dá inicialmente com a adesão do consorciado a um grupo, o qual é firmado através de contrato que contém as regras que regem o negócio. Neste contrato são estipulados: taxa de administração, prazo de contração, valor das prestações, forma de reajustes das prestações e do saldo devedor, condições para a contemplação, direitos e obrigações do contratante e da administradora.
Mensalmente são realizadas contemplações através de sorteio e lances, os quais permitem ao consorciado o recebimento do bem antes do prazo final de pagamento. Quando o consorciado é contemplado, após a análise da administradora, ele receberá uma carta de crédito que será usada na aquisição do produto. Esta carta de crédito tem prazo de validade coincidente com o prazo final do grupo. Mesmo sendo contemplado o consorciado deverá continuar pagando as prestações até o prazo estabelecido no contrato do consórcio.
As reuniões do grupo para sorteio e ofertas de lances são realizadas por uma assembléia mensal. No caso de lances, será considerado contemplado o consorciado que ofertar maior número de cotas (parcelas).
Os Consórcios prevêem um fundo de reserva com a finalidade de garantir o funcionamento do grupo em situações adversas. No encerramento do grupo, caso haja saldo disponível neste fundo, será rateado entre os participantes do grupo.
As vantagens dessa modalidade de compra são inumeras mas é necessário tomar alguns cuidados, principalmente no que diz respeito ao recebimento do bem, o que nem sempre se dá de maneira rápida, sendo por vezes preciso intervenção judicial.
Existem vários casos em que o contemplado ou seu procurador tem dificuldades para receber o bem quitado e chegam a fazer inclusive promessas, aqui em Esperantina não é diferente. As facilidades apresentadas no momento da adesão podem encobrir os verdadeiros caminhos do negócio.
É só percorrer um pouquinho a cidade de Esperantina que vai descobrir meio mundo de pessoas que já passaram constrangimento para receber os seus bens muitos deles já completamente quitados mas que esbarram na famosa e milindrosa burocracia ou talvez sabedoria de quem administra os tais Consórcios.
Fica o lembrete o que seria uma espécie de sonho poderá está se transformando em um grande pesadelo, e no entanto vale apenas muita cautela antes da realização de um Consórcio.