Autoridades politicas inauguraram em Esperantina a nova Linha de Distribuição da empresa Equatorial
O governador Wellington Dias, inaugurou na manhã da última terça-feira (21), as obras da nova Linha de Transmissão de energia Piripiri-Esperantina, da Equatorial Piauí.
Vale ressaltar que a referida Linha, se estende por 73 km, levando mais energia para o desenvolvimento de 13 municípios e beneficiando diretamente 192 mil piauienses.
A Linha de Distribuição, recebeu investimentos na ordem de R$ 23 milhões, onde foram feitas intervenções e melhorias que contemplarão municípios como: Esperantina, Morro do Chapéu do Piauí, São João do Arraial, Campo Largo do Piaui, Porto, Nossa Senhora dos Remédios, Matias Olímpio, Luzilândia, Joaquim Pires, Murici dos Portelas, Madeiro, Joca Marques e Batalha.
A LD Piripiri-Esperantina, começará funcionando em tensão de 69 kV (quilovolt) e será ampliada para 138 kV ainda em 2020. A obra contribuirá diretamente com o fornecimento e melhoria da qualidade de energia elétrica para potencializar ainda mais as atividades produtivas que são essenciais para a economia da região norte, conhecida por seus grandes centros de cadeias produtivas, como a piscicultura (criação de peixes).
“Existia uma linha de 42 anos que apresentava muitos problemas na qualidade da energia e por isso a nova linha foi prioritária, a primeira grande obra feita pela Equatorial. Ela já está isolada para receber os 138 kv, que vai melhorar ainda mais a qualidade e permitir a chegada de novas indústrias, empregos e empreendimentos. É uma obra muito importante para a população de toda a região e para o desenvolvimento do Piauí”, destacou o presidente da Equatorial Piauí, Nonato Castro.
Segundo a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, a ampliação da rede trará muitos benefícios tanto para o consumidor, quanto para novos investimentos.
“Aqui é a terra de peixe, muitas pessoas tem seus tanques e precisam da energia elétrica para o funcionamento. A nova rede ajudará a melhorar a vida de quem trabalha com a piscicultura, como também fábricas de ração e outras que se instalam aqui”, disse a gestora.
Já o Presidente da ALEPI, o Deputado Estadual, Themistocles Filho (MDB), ao fazer o seu pronunciamento falou da importância da nova Linha de Transmissão. Segundo o nobre parlamentar, a nova Linha de Distribuição vai melhorar a vida da população de vários municipios do Território dos Cocais.
De acordo com Wellington Dias, esse era um grande anseio da população sendo concretizado.
“O grande problema dessa região era a energia, que inclusive, dificultava os investimentos nas atividades produtivas. Agora, essa região conta com mais segurança energética e, em breve, terá também mais conectividade e a implantação da Universidade Aberta do Piauí”, falou o governador.
Veja a ampla cobertura, abaixo: