Os conselheiros que fazem parte do Conselho Municipal de Saúde – CMS, estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (13/janeiro) no prédio da referida secretaria, juntamente com o atual Secretário Municipal de Saúde, Francisco José Silva Lima, tratando da real situação como a saúde do município foi encontrada e quais as medidas a serem tomadas nesta atual gestão.
De acordo com o Conselheiro Paulo Rubens dos Santos, representante da Kolping disse que no passado chegou a fazer várias denúncias com relação ao abandono da Saúde no município e considera que pouca coisa foi feita na área.
Raimundo Carvalho representante da Saúde disse que o Conselho tem que reavaliar a gestão passada no sentido de que muitos projetos importantes deixaram de ser contemplados para o município por falta de acompanhamento.
A enfermeira Kátia Maria declarou que alguma coisa tem que ser feita de imediato com relação a quantidade de lixo, que existe em grande quantidade em alguns bairros da cidade, principalmente no Bairro Nova Esperança em função da chegada do inverno e o do risco da Dengue.
O conselheiro James Luis Machado, que na ocasião representou o SINSPUME, falou que no passado participou de pelo menos 48 reuniões e talvez 5% não foram aproveitadas.
James chamou atenção dos demais conselheiros para a questão da forma como a carne está sendo transportada do matadouro para o mercado público muncipal.
Já a Assistente Social e atual Presidente do CMS, Maria de Fátima Alves, falou que discordava de algumas colocações feitas por alguns conselheiros e que o conselho fez sim, fez muita coisa, lamenta que o conselho não tenha poder de polícia, mas que toda a denuncia que recebia era formalizada e entregue ao Ministério Público.
Fátima Alves considerou que a gestão anterior foi uma gestão diferenciada e que o conselho de qualquer forma, resistiu por 4 anos graças ao apoio que recebeu por parte dos conselheiros.
A Presidente do Conselho, no final de suas explanações, solicitou informações como está o funcionamento da Secretária de Saúde, com relações as equipes do PSF, as campanhas de um modo em geral, principalmente no que se refere ao combate ao mosquito da Dengue.
Dorgival Andrade atual assessor da secretaria informou que neste primeiro momento a secretaria dispõe de 08 (oito) equipes do PSF atuando apenas 04 (quatro) médicos, mas que já está trabalhando em busca de mais médicos para cobrir todas as áreas.
Dorgival explicou ainda, que já foi comprado medicamentos para a farmácia básica e que vai ser descentralizada, que por enquanto vai funcionar no prédio da secretaria apenas a farmácia popular.
Outra informação repassada pelo assessor, foi de que a Secretaria de Saúde, conseguiu três veículos e que se encontram a disposição para o transporte de médicos e de enfermeiros para atendimento na Zona Rural. Principalmente nas localidades como Canto da Palmeira e Olho d´água dos Pretos, onde está funcionando um consultório odontológico.
Já o Secretário de Saúde Silva Lima, falou que estará visitando todos os postos de saúde do município. Que só assim, então, tomará uma posição de mudança ou não do local de funcionamento.
Silva falou também que tem em mente alguns projetos de melhorias para o setor do matadouro público, que requer apenas tempo para colocar em prática em benefício da população.
Uma outra pauta da reunião, foi a respeito do processo eleitoral para renovação das ONGS com assento no Conselho de Saúde.
Ja era tempo hoje mesmo o atedimento ta muito precario isso não pode fica asim.