Confira alguns momentos da Consulta Pública em Esperantina
A Consulta Pública realizada neste sábado (08), em Esperantina com certeza para os organizadores e participantes deve ter atingido todas as expectativas em função das discussões em plenárias e da grande participação de autoridades e representantes da sociedade civil organizada.
A atual Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperantina – STR, Inês Monção, considerou a Consulta Pública, como um fato novo na história do municipio e da região. Segundo a sindicalista a realização do evento foi de suma importancia para todos mas se faz necessário que os resultados sejam alcançados o mais breve possível.
Maria José Saavedra, conhecida como a senhora Badé, ao usar a palavra falou da importância do evento para a cidade de Esperantina e região e disse que a mulher é uma peça fundamental nas discussões atuais.
Edvar Junior Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL durante o seu pronunciamento se colocou a disposição em nome da entidade que representa para contribuir com os melhoramentos e o desenvolvimento do turismo na região.
O presidente da Colônia Luzilandense – COLUZ, Emerson Moura durante o seu discurso chegou a protestar pelo tratamento desigual e de descaso que a cidade de Luzilândia vem sofrendo ao longo dos anos pelos poderes constituídos no que se refere ao turismo.
Robert John representante do Governo do Estado em Brasília direcionou o seu discurso para as obras estruturantes, a exemplo da BR 222 que vai ligar o Piauí aos Estados do Maranhão e do Ceará.
A Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luzilândia – STR, Maria dos Anjos, disse que existe Prefeituras que não sabe o que é transparência. De acordo com a sindicalista tem municipio que recebe dinheiro público, gasta e depois não presta contas.
O Secretário de Planejamento da Prefeitura de Esperantina, Edimilson Araújo, falou dos investimentos que o Governo Lula vem dando aos municípios. De acordo com o Secretário em se tratando de turismo tem que se pensar em obras estruturantes e mais energia.
O radialista Chico Cajuru de Luzilândia, falou que entrou em seu município uma verba no valor de R$ 1.000,000,00 de reais para serem aplicados em obras voltadas para o turismo e até agora nada foi feito.
Patrocolo Silveira, Secretário de Desenvolvimento Rural – SDR solicitou das autoridades presentes Escolas Técnicas, principalmente porque a região dispõe de terras boas e de água própria para a produção. O Secretário chamou a atenção dos participantes no evento para a situação da Ponte sobre o Rio Longa que precisa ser reformada.
O Diretor do Departamento de Meio Ambiente, Elias Junior disse que falta investimento no setor em toda a região. Elias Junior falou que Esperantina foi a cidade que já teve no passado em função de alguns prédios históricos no municipio terem sido demolidos e nenhuma providência foi tomada.
O Vereador Paulo Brasil, sugeriu a criação das coordenações municipais visando atuar passo a passo na construção do Plano de Desenvolvimento da Região Turística do Meio Norte. Segundo Paulo Brasil é necessário que esta coordenação municipal tenha um plano de trabalho com metas e cronograma para ação na cidade.
O advogado Arimatéia Dantas no decorrer do seu discurso falou sobre a ética que poucos administradores municipais utilizam no dia-a-dia. Segundo o advogado, é necessário mais transparências com a aplicação dos recursos público, oriundos do Governo Federal. O advogado aproveitou para abordar o assunto sobre o orgasmo.
Já o professor Ivanildo de Deus atual presidente da Academia de Letras do Baixo Parnaíba defendeu a criação do pólo eco-turístico da Lagoa do Cajueiro, bem como, também, a conclusão da Ponte sobre o Rio Parnaíba. Ivanildo, defendeu ainda a realização de uma Conferência Nacional do Turismo.