GeralSaúde

Confira o quadro geral da Influenza A em todo o Piauí

Gripe SuinaA Secretaria de Estado da Saúde do Piauí anunciou hoje (14),  providências para ampliar o atendimento a pacientes com Influenza A (H1N1) em todo o Estado.

Descentralização do atendimento

O atendimento já pode ser feito em sete hospitais: em Teresina, no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella; e nos hospitais das macrorregionais de Parnaíba, Floriano, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Picos e no hospital regional de São João do Piauí.

O atendimento será estendido a mais quatro hospitais, de forma a funcionar nos 11 territórios de cidadania. A Prefeitura de Teresina anunciou que está preparando o Hospital Alberto Neto (Dirceu Arcoverde) para auxiliar o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella no tratamento da Nova Gripe.

O Hospital da Polícia Militar vai reservar 18 leitos para atender pacientes do Instituto de Doenças Tropicais, de forma a disponibilizar leitos no Natan Portella para atendimento de pacientes com Gripe A.

Médicos do interior passarão por capacitação no próprio Instituto de Doenças Tropicais.

As regionais de saúde estão recebendo treinamento sobre as medidas de controle e prevenção.

Tratamentos

A Secretaria tem em estoque dois mil tratamentos. Além disso, seis hospitais regionais receberam, cada um, 50 tratamentos. O Instituto de Doenças Tropicais também tem o medicamento e a Fundação Municipal de Saúde receberá esta semana.

Circulação e Monitoramento

A Secretaria confirma a circulação do vírus no estado do Piauí.

Na divisão de responsabilidades, cabe aos municípios fazer o monitoramento das pessoas que tiveram contato próximo com pacientes com a Gripe A (H1N1).

Óbito

Nenhum óbito por Influenza A (H1N1) foi confirmado no Piauí. Um paciente morreu com suspeita da doença, em hospital privado de Teresina, neste final de semana. Porém, a causa da morte está indefinida. Foi coletado material para exame e enviada para exame no Instituto Adolfo Lutz (São Paulo). O resultado deve sair em no máximo 20 dias.

Novos casos

A Secretaria confirmou 36 casos laboratorialmente. Outros 63 casos foram confirmados por vínculo epidemiológico pela Fundação Municipal de Saúde. Isso ocorre porque os protocolos emitidos pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde obrigam a classificar como Influenza A (H1N1) os casos que ocorrem quando pessoas que conviveram com paciente que teve resultado positivo para Gripe A também apresentam gripe com os mesmos sinais e sintomas.

Em caso suspeito da doença, é coletado material do paciente e enviado para análise pelo Instituto Adolfo Lutz (São Paulo).

O sigilo da identidade dos pacientes é mantido, evitando estigma social a essas pessoas.

QUADRO INFLUENZA A (H1N1) – PIAUÍ – Período: 11/05 a 13/09/09
Casos Confirmados em exame laboratorial: 36
Casos confirmados por vínculo epidemiológico: 63
Casos suspeitos*: 18

Atendimento por telefone

A Secretaria vai treinar médicos para atender, por telefone, aos profissionais de saúde que tenham dúvidas no atendimento a pacientes com suspeita de Influenza A (H1N1). O número será disponibilizado na próxima semana. Hoje, o Ministério já mantém o telefone 0800-61-1997, inclusive para atendimento ao cidadão.

Comitês

O Comitê Estadual de Enfrentamento da Pandemia de Influenza A (H1N1) deverá ser ampliado. Devem participar a Secretaria de Estado da Saúde (através da Vigilância Sanitária, Laboratório Central, superintendências das áreas de Atenção e de Assistência à Saúde, hospitais Infantil, Getúlio Vargas e o de referência Natan Portella), Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, conselhos regionais de Enfermagem, Medicina e Odontologia, universidades Federal e Estadual, Ministério Público Estadual e Sindicato dos Hospitais Particulares (SINDHOSP).

Estão sendo orientada a criação de comitês regionais.

Um Comentário

  1. Em um caso como este da gripe suina, devia ser alarmado, para que o povo entrasse em pânico e se prevenisse deste mau…pois o povo é como vemos no caso HIV,ficam pensando que só acontece com os outros não com eles…vamos andar com nosso copo e de máscara, cuidado pois o vento anda em todo canto do mundo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo