O ex-Prefeito da cidade de Esperantina, Edison Rebêlo de Carvalho, de 90 anos de idade, que faleceu na manhã de hoje, na cidade de Esperantina, teve o seu corpo velado em dois lugares; primeiramente foi velado em sua residência localizada na Rua Coronel José Fortes e em seguida foi levado para ser velado no plenário da Câmara Municipal Vereador Gilberto Aguiar Chaves, onde dezenas de autoridades e familiares compareceram para dá o ultimo adeus ao ex-Prefeito, em uma sessão solene, realizada pelos Vereadores Paulo Brasil – DEM, Manoel Filho – PT e Luis Ana – PT.
Durante o velório na Câmara Municipal autoridades e familiares discursaram falando do exemplo de vida e de político que foi Edison Rebelo de Carvalho.
A primeira a discursar foi Késia Lages, neta do ex-Prefeito, que durante o seu discurso, falou que o seu avô morria mais deixava um grande legado.
“Ele cumpriu com a missão dele aqui na terra”, disse Késia Lages.
O Vereador Manoel Filho aproveitou para fazer a leitura de um histórico de vida de Edison Rebêlo postado em uma matéria do jornalesp.com.
Já o Vereador Luis Ana, falou que o ex-Prefeito trabalhou muito por Esperantina.
“Edison Rebelo foi um homem que trouxe o desenvolvimento para o nosso município”, relatou o Vereador.
O ex-Prefeito Manoel Lages Filho, também muito emocionado declarou que Edison Rebêlo além de ser parente era um homem de bem e que chegaram a trabalhar juntos durante seis anos quando assumiu a prefeitura de Esperantina no passado.
“O tio Edison, era um político hábil que só sabia somar e nunca dividir, foi um dos políticos que nunca teve um inimigo no município” declarou Lages Filho.
O Vereador Paulo Brasil, durante o seu pronunciamento disse que o ex-Prefeito Edison Rebelo era um homem de história e que deve ser sempre lembrado pela família e que esta história deve ser transformada em uma bibliografia.
Carlos Alberto Dias, o popular Dedé do Casaca, ao discursar falou que Edison Rebêlo foi um dos melhores amigos de seu pai o ex-Vereador José Sales Dias que leva o nome da Câmara Municipal.
O Prefeito Chico Antônio iniciou o seu pronunciamento dizendo que não faria um discurso, mas, sim, falaria dos valores deixados por Edison Rebêlo que viveu toda uma vida com muita honradez e de história política no município feita com muita amizade.
“Mesmo nos momentos mais complicado da história política do município, ninguém ousava a falar mal de Edison Rebelo, que construiu sua história política sem nenhum tipo de mancha”, lembrou Chico Antônio aos presentes.
Chico Antônio encerrou o seu pronunciamento pedindo que a história do ex-Prefeito se transforme em letras para que outras pessoas possam tomar conhecimento.
Uma das filhas do ex-Prefeito, Francisca Maria, muito emocionada não conseguiu discursar e a sua mensagem foi lida pela funcionária pública Deusuila das Chagas.
Já o ex-Vereador Antônio Roberto de Carvalho, filho de Edison Rebelo, muito emocionado falou que seu pai fez historia antes mesmo de ser levado por Deus. Antonio Roberto finalizou o seu discurso dizendo que dificilmente um político se igualará a seu pai.
Duas netas do ex-Prefeito de nome Ianca e Ediana também fizeram uma homenagem ao bisavô.
No termino da sessão solene o corpo do ex-Prefeito foi levado em cortejo pela Rua Vereador Ramos onde em frente ao prédio da Prefeitura houve um minuto de silêncio e em seguida saiu novamente em cortejo até o Cemitério São João Batista, onde foi enterrado debaixo de uma leve chuva. A Banda Municipal Mestre Chico executou várias canções durante todo o cortejo.
Aguarde toda a cobertura do velório e enterro de Edison Rebelo.
Hoje, Esperantina-PI está perdendo a presença física de um cidadão que deixa a educação, a amizade, a retidão, a honestidade, a simpatia e o amor para com o próximo, como legado a todos que o conhecia. Condolências a toda família e amigos de Edson Rebêlo de Carvalho.
Regys Carvalho Sampaio e família.