CoberturasGeral

Confira como foi a abertura do I Fórum Cultural do Território dos Cocais

AutoridadesFoi realizado na última quinta-feira (29), no auditório da unidade escolar José Nogueira de Aguiar, a abertura oficial do I Fórum Cultural do Território dos Cocais. O evento contou com a participação de vários prefeitos da região norte do estado. A Banda Municipal Lira Barrense da cidade de Barras foi a grande responsável pela execução do Hino nacional brasileiro.

Marcaram presença no Fórum os Prefeitos: Chico Marques da cidade de Barras, Francisco Limma do município de São João do Arraial e o Prefeito anfitrião da cidade de Esperantina Chico Antônio.Autoridades

A mesa de honra do Fórum foi ocupada pelo representante do Ministério da Cultura, Fred Maia, o gerente de Educação e Cultura da Fundação Banco do Brasil, Marcos Fadanelli, a Presidente da Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC, Sônia Dias Mendes, a popular Sônia Terra, o gerente do PDTIS, José Ribamar Alves e o coordenador do CEPES, professor Mariano Lira.

Professor MarianoDurante o seu discurso de abertura Mariano Lira, deu as boas vindas aos presentes, e falou que todos deveriam aproveitar o máximo das discussões dos dois dias do Fórum.

Ribamar Alves, gerente do PDTIS, falou da importância da realização do Fórum para a região do Território dos Cocais e disse que todos os assuntos debatidos durante aquele evento pudesse no futuro vir a contribuir com o desenvolvimento dos municípios.Ribamar Alves

Marcos FadanelliJá o gerente de Educação e Cultura da Fundação Banco do Brasil, Marcos Fadanelli, ao discursar disse que espera que todas as ações futuras fossem positivas e consistentes e que no próximo ano todos estes municípios participantes pudessem está retornando para o II Fórum com suas ações realmente concretas.

Sônia Terra, Presidente da FUNDAC, parabenizou a iniciativa da criação do I Fórum e disse que era muito interessante a união das parcerias em nome da cultura do estado.Sônia Terra

Chico MarquesChico Marques, atual prefeito da cidade de Barras, ao se pronunciar, parabenizou a Prefeitura de Esperantina em está realizando o evento e disse que o maior patrimônio de seu município na atualidade é a Banda Municipal Lira barrense. Chico Marques, falou que no próximo ano a Banda vai fazer 100 anos de existência.

Fred MaiaFred Maia, representante do Ministério da Cultura falou da importância do evento e disse que o Ministério vai está se colocando a disposição dos municípios que integram o Território dos Cocais na contribuição da valorização da cultura da região.

O Prefeito Francisco Limma de São João do Arraial, falou do crescimento dos municípios relacionados especialmente no tocante da cultura e citou exemplo do seu município que foi um dos pioneiros na implantação do ponto de cultura da região. Francisco Limma, aproveitou para falar também do Movimentos das Quebradeiras de Coco Babaçu – MIQCB, que favorecem e muito na economia do estado.Limma

“Não se constrói um território sem que antes tenha se construído uma base cultural”, finalizou Limma.

Chico AntônioJá o Prefeito anfitrião Chico Antônio, iniciou o seu pronunciamento dando as boas vindas aos presentes e disse que o momento era importante para a criação de estratégias não só no tocante a cultura, mas também em outras áreas.

“Município sem cultura, é um município sem identidade cultural” disse Chico Antônio.

Chico Antônio finalizou o seu discurso dizendo que a realização do I Fórum teve como objetivo principal, o fortalecimento da cultura na região co Território dos Cocais.

Fred MaiaO primeiro palestrante do dia foi o escritor e representante do Ministério da Cultura Fred Maia que abordou sobre o “Plano Nacional de Cultura, o que é? Quais as possibilidades de mudanças?”.

Já a Presidente da FUNDAC, Sônia Terra, que foi a segunda palestrante do dia, abordou o tema: Cultura: Desafios para implementação da cultura no estado do Piauí.Sônia Terra

AlmoçoLogo em seguida foi servido um almoço coletivo aos presentes.

Confira toda a cobertura do primeiro dia do Fórum:

[nggallery id=677]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo