Coligação entra com recurso da AIJE que pede a cassação da prefeita Vilma Amorim junto ao TRE-PI
A Coligação “Unidos por uma nova Esperantina” recorreu da decisão do juiz de primeira instância que absolveu a prefeita do município, Vilma Carvalho Amorim (PT) e seu vice, Jânio Ferreira de Aguiar Filho (PSB).
O recurso foi protocolado na manhã desta segunda-feira (03) no Cartório Eleitoral da 41ª Zona e será enviado nos próximos dias para a apreciação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).
A gestora e seu vice foram absolvidos na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), pelo Juiz Eleitoral Dr. Arilton Rosal Falcão Júnior. A sentença foi publicada no último dia 28/08.
O magistrado disse em sua sentença que os autores da ação não conseguiram provar a prática de captação ilícita de sufrágio e de abuso de poder.
A ação impetrada pela coligação adversária acusa a gestora de abuso do poder político econômico durante as eleições municipais.
O processo que contém mais de mil páginas foi protocolado no dia 09 de dezembro de 2016 no Cartório Eleitoral do município.
Foram anexados na peça processual vídeos, fotos, depoimentos e outros documentos que pode comprovar o abuso do poder político e econômico durante as últimas eleições municipais.
De acordo com a denúncia, a Prefeita se utilizou da máquina estatal e da Prefeitura de Esperantina, em benefício de sua campanha eleitoral.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deverá apreciar o pedido de cassação da Prefeita logo após o período das eleições.