GeralSociedade

CITCOCAIS: Prefeitos e CEPISA tratam da energia na região dos Cocais

PrefeitosDurante toda tarde da última terça-feira (23), prefeitos do CITCOCAIS e a Diretoria da CEPISA se reuniram na sede da empresa para debaterem melhorias do sistema de energia elétrica nos 13 municípios consorciados do Território dos Cocais além de chegarem a uma alternativa para negociação das dívidas desses municípios.

Participaram da reunião os prefeitos Francisco Limma (presidente do CITCOCAIS e prefeito de São João do Arraial), Janaína Marques (Luzilândia), Edilberto Marques (Joca Marques), Amaro Melo (Batalha), Francisco Antônio (Esperantina) e Genival Bezerra (Joaquim Pires), além dos assistentes das diretorias da CEPISA José Salan (presidência), Armando Gaioso (comercial), Gregório Paz (operações), Luis Carlos Coelho (planejamento e expansão) e Francisco Araújo (gerente regional Luz para Todos).

O CITCOCAIS – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Território dos Cocais – compreende 13 municípios do aglomerado 3 da região, tendo aproximadamente 300 Mil habitantes. Fazem parte do consórcio os municípios de Batalha, Barras, Campo Largo, Esperantina, Joaquim Pires, Joca Marques, Luzilândia, Morro do Chapéu, Madeiro, Matias Olímpio, Nossa Senhora dos Remédios, Porto e São João do Arraial.

Ao início, os prefeitos fizeram suas considerações e expuseram suas principais dificuldades e casos específicos em cada município. Em seguida, a equipe da CEPISA apresentou um balanço de atividades já realizadas até 2009 e o planejamento de obras e recursos destinados para 2010 em todo o Estado. De acordo com os prefeitos, as quedas de energia são constantes na região, comprometendo os serviços essenciais da gestão pública, principalmente as ligadas à saúde, educação, segurança e o abastecimento de água. “A noite, por exemplo, temos muitos alunos que vem de longe, de localidades distantes da sede e quando não há aula, é impossível segura-los nas escolas e no final, o período letivo acaba prejudicado”, afirmou o prefeito de Joca Marques, Edilberto Marques.

De acordo com José Salan, a CEPISA está em um processo de transição. “A CEPISA deixará de prestar serviço para a Eletrobrás para ser a própria Eletrobrás. Esse é um dos motivos que pode estar resultando na demora por definições”, explica o assistente da presidência.

Mesmo assim, Salan disse que, em 2010, serão destinados cerca de 150 Milhões de Reais para serem utilizados na construção e recuperação de sub-estações e linhas de transmissão, sem contar o que ainda será trabalhado com o programa Luz para Todos.

Entre os investimentos previstos para a região do CITCOCAIS, a CEPISA anunciou a construção de 67Km de linha de distribuição entre Campo Maior e Barras e uma sub-estação também em Barras, resultando um total de quase 15 Milhões de Reais. Além disso, já foi feito a solicitação de financiamento para outras obras na região como é o caso de linhas de distribuição de Coelho Neto a Miguel Alves e de Miguel Alves a Matias Olímpio, além de outras obras em Luzilândia e Batalha.

As dívidas dos municípios com a empresa também foram discutidas. De acordo com a direção da empresa, as prefeituras devem mais de 21,5 Milhões de Reais em arrecadação. “Nós sabemos que grande parte da dívida dos municípios são herdadas de gestões anteriores. Mas nós não podemos deixar de cumprir a lei. Temos que cobrar. Nós já estamos demonstrando interesse na negociação dessas dívidas, mas elas devem ser pagas, não tem jeito”, afirmou Armando Gaioso, assistente da diretoria comercial da CEPISA.

A solução proposta pelas prefeituras e aceita pela empresa foi a análise e o possível abatimento da dívida com compensações em obras a serem realizadas nos municípios.

Outro ponto exposto pelos prefeitos é o número reduzido de mão de obra especializada para darem assistência aos municípios num menor espaço de tempo.

Para sanar essa questão, a CEPISA pretende, em parceria com o Governo do Estado, SASC, Senai e empreiteiras, preparar cerca de 750 pessoas para atuarem no programa Luz para Todos nos municípios. Os selecionados receberão capacitação técnica em montagem de redes de distribuição, material didádico, hospedagem e alimentação além de garantia de emprego após o final do curso. O processo de seleção será realizado entre os dias 08 e 12 de Março, no Senai de Piripiri.

“Estamos tentando encontrar soluções para facilitarmos tanto as nossas atuações como as da CEPISA. Esta é apenas a primeira conversa do consórcio com o órgão. Estamos entrando em consenso. Já tivemos algumas sinalizações positivas e já temos algumas perspectivas de melhorias para ainda este ano. Certamente, resolveremos estas e outras questões que envolvem o benefício da população”, disse o prefeito Francisco Limma, presidente do consórcio.

Colaboração: Christianne Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo