Realidade: 70% dos atendimentos do HMLM nos finais de semana são com acidentados envolvendo motocicletas
Os acidentes envolvendo motociclistas em Barras nos finais de semana lideram os atendimentos feitos pelo Hospital Municipal Leônidas Melo – HMLM.
Das 89 ocorrências levantadas pela equipe do portal www.agrandebarras.com.br, no período de 20/11 a 19/12 nas zonas urbanas e rural, quase na totalidade com vítimas que de algum modo ficaram machucadas, muitas delas em estado grave.
Os especialistas em trânsito, afirmam que mais de 70% dos acidentes envolvendo moto são causados pela imprudência. As ultrapassagens entre os veículos, velocidades e a falta de habilitação causam quedas ou batidas graves. Os especialistas defendem mais rigor nos exames para emissão da carteira de habilitação para motos e multas mais altas para os infratores.
Nossa equipe fez uma triste constatação nos dias em que ficou observando a movimentação no serviço de urgência do HMLM; a maioria dos acidentes ocorreram por embriaguez dos condutores, uma realidade que precisa ser mudada.
O que chamou a atenção da nossa equipe foi a faixa etária dos envolvidos, entre 15 e 25 anos, o que denuncia outro fato grave, menores pilotando na cidade e na zona rural.
A falta de equipamento de segurança, como o capacete praticamente é ausente com isso a gravidade dos acidentes aumenta. Nesse caso é comum o traumatismo craniano e outras lesões que colocam em risco a vida de quem pilota de maneira irresponsável.
OS NÚMEROS
Com 45.154 habitantes (Censo de 2010), sétimo maior município do Piauí em população (o Estado tem 224 municípios), Barras possui uma das maiores frotas de veículos do interior. São 5.495 veículos cadastrados no DETRAN-PI o que coloca a Terra dos Governadores como a décima maior frota entre os municípios piauienses.
Cerca de 90% dos 569 carros e 60% das 4.512 motos estão na zona urbana. A cidade tem uma média de 1000 visitantes diários como “população flutuante” advindos de municípios vizinhos e da própria zona rural barrense, muitos deles também motorizados. Com a falta de sinalização nas ruas tanto vertical como horizontal o trânsito se torna confuso.
Todas as ruas da cidade são de mão dupla e não possuem sinalização. A cidade de Porto, localizada a 60 Km de Barras é o mais próximo exemplo de cidade bem sinalizada, modelo para a região norte.
As ruas Leônidas Melo e São José, além da Avenida Pinheiro Machado, são os pontos mais críticos, em especial das 9 as 14 horas. O DETRAN-PI tem um posto avançado em Barras, mas só serve para alguns serviços burocráticos.
Com informações do Portal A Grande Barras