A Professora da Unidade Escolar Francisco Tomaz pertencente a rede estadual de ensino localizada no município de São João do Arraial, procurou a equipe de reportagem do jornalesp.com para denunciar que foi traída pela equipe da supervisão da referida escola.
Confira na integra a denúncia da Professora, abaixo:
Meu nome é Analice Araújo, sou Professora efetiva do estado há 14 anos na Unidade Escolar Francisco Tomaz em São João do Arraial , na qual também já exerci a função de Diretora Adjunta .
Nessa Escola fui vítima pela segunda vez de uma “trairagem”. Há dois anos concorri eleição para Diretor, mas não fui eleita porque alguém espalhou, entre os alunos, que eu acabaria com a quadrilha da Escola.
Agora, não houve nenhum candidato para concorrer a eleição e também ninguém, além de mim, enviou currículo para a SEDUC. Ao entregar a Portaria à Supervisora viu que não ia ser fácil pois me acusou de trair sua confiança , já que não a informei do envio de currículo. Eu não sabia que tinha que pedir permissão pra isso.
Lá na SEDUC soube que a Escola estava com muitas prestações de contas em atraso e isso incomodou muito a supervisora e o diretor que, imediatamente, providenciou para resolver esse problema.
Na sexta-feira (23/03) informei aos pais, alunos e funcionários sobre a minha portaria e recebi um apoio muito grande de todos. Alunos e professores me receberam muito bem e de “todos” inclusive da gerente da Gerente Regional da Educação – GRE situada na cidade de Barras, recebi o convite de levantar essa escola de cuidar dessa escola e é claro que, mesmo sabendo da dificuldade me dispus a isso.
Na segunda-feira (26/03) tive uma grande surpresa. Agora, a Supervisora, entregou-me uma portaria a qual cessava a minha e devolvia ao diretor seu cargo e junto a ela palavras carregadas de ironia e rancor. Eu, assim como todos que ali estavam ficamos muito surpresos. Senti muita vergonha. Os alunos me perguntam até hoje quem é o diretor da escola e apenas respondo que não sou Eu. Fiquei muito decepcionada por essa sujeira que os dois fizeram comigo juntamente com o Prefeito da cidade que não está realmente preocupado com a Escola nem com os alunos ,na verdade está preocupado com as próximas eleições.
Minha surpresa foi grande também pelo comportamento avesso ao que me foi demonstrado pelo Diretor, pois falou várias vezes que não queria mais ser diretor, estava cansado e que eu seria a melhor pessoa pra dirigir a escola e inclusive revelou que não poderia ser mais o diretor por dois motivos primeiro por ser seu segundo mandato e porque suas prestações de conta estavam atrasadas.
Tiraram-me o cargo de Diretora dessa escola pela segunda vez, mas prometo, enquanto trabalhar aqui farei tudo que eu puder por esses alunos e pela melhoria dessa escola. No momento penso em deixar a escola, pois é difícil trabalhar com pessoas desta espécie.
Entenda o caso
De acordo com a Professora denunciante, o próprio Secretário de Educação do Governo do Estado, o Deputado Estadual, Atila de Freitas Lira, chegou a assinar a portaria para que a mesma assumisse a gestão da referida Escola, acontece que pouco tempo depois foi informada de que o Deputado Estadual e atual Secretário das Cidades, Merlong Solano, havia indicado o ex-Diretor para assumir o referido cargo, revogando assim, a portaria dada pelo próprio Secretário.
Coisas que só acontece em função da grande política do interior.
Vejam como o Secretário Átila Lira trata os professores. Primeiro não paga o piso, depos assina portaria e depois anula. É lamentável a situação da professora Analice que foi enganada e o mais absurdo pelo o que entendi – foi substituída por alguém que deixou de prestar contas. Deus, tenha pena da educação porque os homens…..
Isso é uma vergonha pra cidade de são joão do arraial, que mostra-se como uma referencia no territorio dos cocais…..o que o prefeito tem haver com a direção da escola francisco tomaz?..acho que essas pessoas que estão a frente dessa escola tem que sair..já durou tempo demais, não basta prejudicar os alunos que alí estudaram agora também os professores que estão construindo uma educação melhor em sja..que vergonha pra essas pessoas que se mostram como educadores, e o engraçado..é a surpervisora tem cargo no poder legislativo não basta isso..quer mais uma escola pra mandar e desmandar..basta a humilhação que fazem a população passar quando a procuram pra alguma coisa…Isso é uma VERGONHA….
ISSO SÓ MOSTRA A COMPETENCIA DA EQUIPE GESTORA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOÃO DO ARRAIAL NA PESSOA DA SUA SUPERVISORA.. LAMENTÁVEL!! PEÇO DESCULPAS A VC PROFESSORA ANALICE ARAÚJO EM NOME DE TODOS QUE AMAM VERDADEIRAMENTE A EDUCAÇÃO.
Conheci outro dia a realidade desta escola, e fique supreso com a gestão desta escola trata a esta escola, a equipe que esta gerindo a escola está há a 10 anos no poder e digo que é lamentavel, a escola esta abandonada, não tem merenda para os alunos da tarde, o predio escolar é todo mal conservado, o secretario não trabalha coloca teceiros em seu lugar, o diretor nomeu a uma pessoa que não tem virculo empreaticio nenhum com estado e muito menos com a SEDUC, para trata e resolver assunto de suma importancia e representa -lo tanto ele como a supervisora.
E mais esta, as prestação de contas atrasadas, pergunto onde esta o tersoreiro deste conselho ? será mais outro ?
Meu Deus ! profeesora vc foi vitima mais uma vez destes…. .
É a politica da do governo não respoeita nem os prefessores ….
Onde isso vai para ?
Não é de hoje que conheço Analice, é uma pessoa de respeito, responsável, e que apesar de tudo q já lhe fizeram ainda tem coragem de querer assumir o cargo de direção, tudo isso por se preocupar e querer o melhor, mas enquanto esse tipo de coisa acontecer, a educação só andará para trás.Me envergonho dessa classe de profissionais onde p eles o mais importante é seu próprio bem estar, e os alunos q se virem. Deixo aqui meu total apoio a minha amiga.
Qem conhece o município e sob tudo a forma de ser diretor de uma escola sabe que qem escolhe a direção sao os alunos através de voto.Agora tem pessoas que qerem ser diretores a qualqer custo, mesmo q seja entrando com portaria que politico A ou B conseguiu, é o caso dessa pessoa aí Analíce, ela apenas foi usada para dá um tiro no pé e ser diretora a qualqer custo.Sabemos q nao funciona assim. ela candidatou a eleição de diretora mas nenhum aluno quis votar nele.Entendo vamos ser democratico , ainda bem q a portaria dela so durou 3 dias, graças a deus pq se estavamos mortos na escola é incompetente,diferentimente de sua tia Baria Barros , além do mais muito antipática,…..obrigada
As pessoas devem saber que a professora e seu grupo estao deseperados a procura de espaço no municipio, pois os mesmo nao representam mais nada nesta cidade, houve eleiçao para diretor e a mesma nao se candiadtor pq sabia q ia passar vergonha mais uma vez pq ja fez isso e os votos brancos foram quase unanimes, q professora maravilhosa é essa? dentro de uma escola, dando aula em varias turmas e perder para voto branco? será q os atuais gestores sao toa ruins qt ela esta dizendo? se ja estao a tento tempo na gestao da mesma? é bom refletir……………
Prof. vc fala de trairagem, mas foi vc q começou, nao inscrreveu na eleiçao nao enviou curricolo dentro do prazo, sempre deixou claro q nao queria ser diretora e de repente, para surpresa geral de SJA apaprece com portaria, quem fez trairagem? Será q vc esta preocupada com a escola ou com os recurso q vem pra escola? bem pensar. …..Vc trabalha a 14 anos e nunca esteve preocupada com a mesma, de repente é sua prioridade, assuma os seus ato, assuma q seu grupo precisa de espaço, assuma q somente por indacaçao vc chegaria a direçao da escola. diga para o povo qto vc gastou em tempo e dinheiro com alguma atividade da escola? isso mostra o prestigio politico que o prefeito e ex~prefeito tem sua ortaria nao durou nem um dia kkkkkkkkk
Amigos leitores, tudo bem lendo esta matéria e conhecendo o assunto e sobre tudo os comentários decidir me manifestar, primeiro sobre o comentário de Socorro , se é que este é o nome dela mesmo, Conheço a prof. Analice e os demais envolvido nesta questão, nenhum politico conseguir portaria para ela não ela mandou currículo, que era um dos critérios para ser diretora, na realidade a portaria que foi conseguida por politico foi do ex- e atual diretor, maquinado com o prefeito e a supervisora através de um golpe, Socorro vc precisa ler e entender as coisas o que é real e que balela, agora quanto a situação que se encontra as escola os banheiros da escola são um lixo, fede e é uma sujeira só, até outro dia a escola estava cheia de mato, a escola ta cheio de pessoas aranjadas pela supervisora com zeladoras, terceiros que trabalha no lugar do secretario, onde o mesmo deveria fica dois turnos na escola e só vai a noite isso quando vai, colocou outra pessoa em seu lugar que não tem vincunlo empregaticio com estado e nem com a seduc, o diretor e secretario colocou outra pessoa para lhe representa e resolver problemas da escola que trata as pessoas com derespeito, quando se faz uma reforma na escola se faz um remendo, melam a escola e dizem que foi pintada, há sim a escola passou três anos sem pintura e nem reforma, as carteiras são em sua maioria um lixo, já houvi professores que não querem ir da mas aulas pelo fato que todas as cidades já receberam menos a desta escola , olha quem faz a lotação é o diretor e a supervisora, as janela grandes partes estão todas quebradas, o laboratorio só funcionava quando tinha um professor que saiu da escola para ir para o município, talvez porque não estava recebendo, e além do mais o ex prefeito e o prefeito tratam a escola como se fosse um curral eleitoral. Quem quiser ver se isto tudo é verdade va lá e confira. Isso sim é verdade!!!
Maria Sousa..realmente tudo isso que vc falou é verdade….quando vc teme a entregar alguma coisa que não é sua é pq aí tem sujeira….e pode ter certeza que é verdade…conheci alunos que estudaram aí e só não se prejudicaram porque tem a cabeça no lugar é não saíram mais prejudicados pq quando chegaram em outra escola correu atrás e hoje tá fazendo faculdade….tudo que o diretor faz é a mando da supervisora ele é capacho dela nenhum aluno gosta dessa pessoa que se diz representante da população..vergonha…como ela mesmo diz quando assumiu seu mandato no município….(que tinha entrado num barco furado) será que é pq não tinha como passar a mão no dinheiro…é o pior é que os alunos estão tendo aula debaixo de um pé de manga..vergonha…
É uma vergonha… isso é importante para se verificar o quanto a educação e demais áreas estão diretamente ligadas à sujeita que é a gestão pública, em certas situações. Se nota que a denunciante é concursada e pleiteava por uma vaga que, aparentemente, não teria concorrentes, mas… talvez por não ser “a pessoa certa” perdeu de forma vexatória. Isso serve como um alerta para se analisar quem se põe no governo e na administração, pois as eleições municipais estão bem próximas e este mesmos baterão às nossas portas e com a cara mais limpa que possam apresentar pedirão o nosso voto, mas logo eleitos esquecem que o princípio norteador da administração se resume numa sigla muito popular no ramo jurídico: LIMPE (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência). Então…aqui está o alerta!