São João do Arraial realizou II Conferência Municipal de Cultura
No último sábado (31), a Prefeitura Municipal de SJA, através da Secretaria Municipal de Cultura e em parceria com o Ponto de Cultura Coco Babaçu e a FUNDAC, promoveu a 2ª. Conferência Municipal de Cultura, dando mais um passo na discussão e promoção das políticas voltadas ao desenvolvimento cultural local.
Realizada na Casa da Cultura do município, a Conferência contou com a participação de cerca de 150 pessoas entre autoridades municipais, secretários e professores até crianças, jovens, idosos, quebradeiras de coco babaçu e representantes dos principais grupos e organizações culturais de São João do Arraial.
A Conferência iniciou com um café da manhã aos participantes. Após o credenciamento e a abertura da cerimônia realizada pelo Prefeito Francisco Limma, pelo vice-prefeito João Zilton de Melo e pelos coordenadores do evento, foram formados os grupos de trabalho que debateram os sub-eixos da conferência.
“Valorizar as pessoas do município, privilegiando nossas próprias manifestações, nossas próprias potencialidades, tem sido nossa prioridade e nossa estratégia como forma de crescimento e desenvolvimento”, afirmou o Vice-prefeito João Zilton durante a abertura do evento.
A Conferencista Andréia Lacerda, da Fundação Cultural do Piauí (Fundac) foi a responsável por intermediar a conferência e explicar os principais objetivos do Sistema Nacional de Cultura. “A proposta do Ministério da Cultura, através das conferências, é fazer os municípios pensarem na cultura como geradora do melhoramento social, de emprego e renda, legitimando a vontade de cada município, de cada povo.”, explicou Andréia.
Segundo a conferencista, a Política Nacional de Cultura estabelecida pelo Minc divide o caráter da cultura em três instâncias: cidadã, como direito e dever do Estado; simbólica, através dos valores, línguas, crenças e práticas; econômica, como gerador de trabalho e renda.
Na parte da tarde foi o momento dos grupos apresentarem as propostas voltadas à ampliação e fortalecimento da cultura no município. Dentre as várias propostas apresentadas está a criação do Dia Municipal da Cultura, construção do Espaço Cultural com participação do município e da comunidade além da promoção de ciclo de estudos, oficinas de produção de artes e bens simbólicos que coloquem a cultura como centro.
Para Aline Barros, uma das coordenadoras da conferência em São João do Arraial, a participação das pessoas e dos diversos grupos foi muito boa. “Temos aqui representantes de diversos grupos que produzem, ao seu modo, a cultura de São João do Arraial. E ver que as crianças também participaram desde o início, é muito importante, pois são as crianças e os jovens que vão dar continuidade a todos esses projetos, a todas essas propostas que estão sendo discutidas hoje”, ressaltou ela.
Para o Prefeito Francisco Limma, a conferência serve como construtora da consciência cultural do município. “Essa já é a segunda conferência que fazemos aqui em São João do Arraial e é impossível não notar que já conseguimos avançar muito na valorização daquilo que é legítimo, daquilo que é nosso. São João do Arraial está cada vez mais conhecido e vira referência a outros municípios graças ao trabalho de conscientização cultural que temos feito.. Temos a nossa moeda própria, o aproveitamento integral do babaçu que é uma riqueza natural, temos a valorização do artesanato local, dos grupos artistas do município, nosso festival já é o maior da região, enfim… Não é pouca coisa, mas queremos avançar ainda mais”, afirmou Limma.
Ao final da Conferência, os delegados que representarão o município nas conferências estadual e nacional foram eleitos, representando tanto o poder público e quanto a sociedade civil organizada. Para encerrar a tarde com chave de ouro, o grupo de hip hop e o Tambor de Crioula animarem os participantes.
Colaboração: Christianne Melo