O Corpo de Bombeiros vai reforçar a segurança nas principais cidades do Piauí no período da Semana Santa. Esperantina, Parnaíba e Luís Correia contarão com prevenção aquática; o Corpo de Bombeiros reforçará ainda a segurança em Teresina, Oeiras, Bom Jesus, Picos e Floriano, principais destino dos piauienses neste feriado.
“Estaremos deslocando pessoal para as cidades onde se espera uma maior movimentação nos próximos dias. No litoral, estaremos com salva-vidas a fim de evitar acidentes aquáticos assim como na Cachoeira do Urubu, em Esperantina. Nas demais cidades estaremos garantindo a segurança de eventos como procissão e encenações em cenários abertos”, explica o comandante coronel Manoel Santos.
Além de reforçar a segurança e prevenir acidentes aquáticos, o Corpo de Bombeiros é responsável por combater incêndios, realizar resgate em acidentes de trânsito, analisar projetos de construções e vistoriar prédios, observando as normas de segurança; resgate de animais em situação de risco e o corte de árvores em caso de emergência e ainda, atendimento pré-hospitalar.
No ano de 2011, foram realizados mais de 10 500 atendimentos pelo Corpo de Bombeiros.
“As principais demandas são as quedas de árvores e alagamentos que acontecem no período chuvoso assim como os incêndios no período seco”, explica a Tenente Elisabeth Aguiar.
Estrutura do Corpo de Bombeiros
A sede do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, em Teresina, conta com um corpo de 350 bombeiros, quatro carros de combate a incêndio, uma plataforma, uma viatura de resgate e dois carros utilizados nas vistorias de prédios e obras.
“Diariamente temos equipe a postos para atender qualquer ocorrência de nossa competência. Para combater incêndios temos equipamentos de segurança suficientes para as equipes de plantão e estamos aguardando a chegada de mais 40 equipamentos que foram adquiridos recentemente”, enfatiza comandante coronel Manoel Santos.
Fonte: Ccom