Chico Antônio e equipe participaram de capacitação promovida pelo TCE-PI
O Tribunal de Contas do Estado capacitou todos os novos prefeitos eleitos, vereadores e assessores que tomarão posse a partir de 1º de janeiro próximo, para que possam realizar corretamente a prestação de contas dos seus municípios e bem gerir os recursos públicos.
A meta é orientar os novos gestores para evitar futuros desperdícios do dinheiro público e corrigir os principais erros cometidos pelas prefeituras nas suas prestações de contas. Para isso, o TCE elaborou um cronograma que irá contemplar os municípios de todas as regiões do Estado, trabalhando de forma preventiva no combate à corrupção e à má aplicação do erário. Os Fóruns de Orientação aos Novos Gestores da Administração Municipal abordou temas como o papel do TCE, obrigações de início da gestão, controle interno e externo, prestação de contas, licitações web e obras web.
A programação começou terça-feira (18/novembro), às 17h, com o credenciamento e abertura e deu continuidade, as 08h da quarta, 19 de novembro no auditório do Campus da Universidade Federal do Piauí em Parnaíba, aberto a todos os gestores da região norte do Piauí. O Prefeito eleito de Esperantina Francisco Antonio, vereadores eleitos Domingos Luiz (PRB), Jânio Aguiar (PSB), Carlos Cardoso (PT) e Vilma Amorim (PT) e vários outros assessores da equipe participaram da capacitação. Nos dias 27 e 28 de novembro, os técnicos do TCE irão à cidade de Picos para orientar os gestores dos municípios de toda aquela região.
O último Fórum programado para este ano é o de Teresina, que irá acontecer nos dias 03,04 e 05 no auditório do TCE. O treinamento continua no próximo ano até atender todas as cidades piauienses. Durante a capacitação, os participantes receberam uma cartilha elaborada especialmente para os gestores municipais. O TCE anuncia também que, a partir do próximo ano, todos os municípios piauienses deverão realizar a prestação de contas eletrônicas para facilitar e agilizar o controle das contas públicas.