CF e Quaresma o que é?
Para o administrador pároquial responsavel pela condução da paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança, Padre Hernesto Pereira de Oliveira, CF quer dizer Campanha da Fraternidade, segundo ele, Campanha todos sabem explicar o que é, e Fraternidade quer dizer ao pé da letra irmandade, ser irmão (fraterno).
“Então a Campanha da Fraternidade que tem o seu ponto alto no tempo da Quaresma, nada mais é, do que um apelo para que sejamos mais irmãos, mais solidários, mais parecidos com filhos de Deus” explicou o padre.
Quaresma vem de quarenta, quarenta foram os dias de jejum e oração de Jesus no deserto (Mt 4,1 – 10; Lc 4, 1 – 13), quarenta foram os anos do povo de Deus vagando pelo deserto entre o Egito e a Terra Prometida como narra o livro do Êxodo, quarenta foram os dias que Moises comparou para receber as tabuas da Lei (decálogo), quarenta dias passou Noé esperando o dilúvio passar, quarenta dias Elias caminhou pelo deserto até chegar ao Horeb, o monte do Senhor (1 Rs, 19). É nesse contexto de quarenta que a Igreja convida aos seus fiéis para viver a conversão que o Evangelho de Jesus Cristo propõe abandonar a injustiça, praticar a caridade, viver a Fraternidade.
Em cada ano já há mais de quatro décadas a Conferencia Nacional dos Bispos no Brasil – CNBB vem convidando, os fiéis e a sociedade como um todo a refletir um tema e lema que preocupa e tem influencia sobre a sociedade e sobre as famílias, as pessoas, provoca e convida os mais diversos setores da sociedade civil organizada, governos e outras igrejas para ações concretas que possam solucionar e prevenir, males que possam advir sobre as pessoas que são imagem e semelhança do Criador.
Somos convidados nesse tempo a exercícios espirituais como orações mais intensas, jejuns e outras obras de caridade, gestos concretos, partilhas dos bens como assumir de verdade a nossa conversão pessoal. Assim estamos nos preparando para vivenciar o ministério central da Fé que é a paixão, morte e ressurreição de Jesus que celebramos durante o Tríduo Pascal que vai da missa do Lava Pés na quinta-feira santa, o sábado santo que é dia de profundo silencio e prorrompemos na glória Pascal pela alegria da ressurreição do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo na noite de sábado para domingo de PÁSCOA.
O padre convida os fieis para participarem todas as sexta-feiras da celebração Penitencial na igreja matriz de Nossa Senhora da Boa Esperança com início às 19:00 horas.
O que eu sei, é que em qualquer lugar tem festa no sabado de aleluia e no domingo de pascoa. Mas aqui em Esperantina, nao poder ter. Padre Hernesto, o Sr. esta sendo hipocrita ao exigir do prefeito essa atitude, sou catolico e nao acho nenhuma aberracao ter festa no sabado de aleluia e no domingo de pascoa, acho que o Sr. deveria repensar essa sua atitude autoritaria, o Sr. que se diz colaborador do prefeito, deveria era deixar de arrumar pepino para o prefeito descascar.
PONTOS POSITIVOS DA MICARINA (quando é feita com organizacao)
1. trazer renda para a cidade;
2. tornar a cidade conhecida;
3. proporcionar renda para os ambulantes que precisam deste tipo de evento;
4. proporcionar maior venda para as lanchonetes e restaurantes da cidade durante a festa;
5. maior lotação dos hoteis e pousadas durante a festa;
6. venda de roupas e calçados nas mais diversas lojas do ramo no comercio varegista da cidade para a festa (diga-se de passagem, eu sou dono de umas dessas lojas);
7. colocar a cidade na rota dos turistas;
8. trazer diversao com seguranca para os cidadaos de Esperantina e seus respectivos visitantes;
9. etc…
PONTOS NEGATIVOS DA MICARINA
1. ate agora ainda nao pensei em nenhum;
Pense a respeito no que eu estou dizendo Padre, nao quero lhe afrontar e nem arrumar uma desavensa com o Sr.
Observei que nem o padre e nem a mulher jovem entendem nada da palavra de Deus, ele falou que Noe passou quarenta dia esperando o diluvio passar. nao foi assim sr Hernesto, observe como foi: chuveu 40 dias e 40 noites, mas noé passou 1 ano esperando o diluvio passar porque as as aguas tinham que baixar, observei que ele não citou nenhum texto que fala de como deve ser comemorado a morte de cristo, será que ele também não sabe? é por isso que a mulher jovem(catolica) tambem não sabe, pois pensa que a morte de Cristo deve ser comemorada é com festa dançantes nas praças publicas e´HHernesto preste atençao no seu ministerio. “prestai atençao em como ensina”
da licença!!!!!!!!!!!!!!!
À comentarisra nº 1: “mulher jovem”
Tem certeza que você é católica?
Esse papo de que em todo lugar tem festa no sábado de aleluia e no domingo de páscoa não quer dizer nada. Devemos seguir bons exemplos e não os maus.
O ano tem 365 dias, por que que aqui em Esperantina essa festa precisa continuar sendo realizada na semana santa. É um momento de religiosidade.
Eu não sou católica, mas acho que um pouquinho de respeito não faz mal a ninguém. E esse itens que você citou como pontos positivos da Micarina, continuariam sendo em qualquer outra data, desde que se fizesse uma festa realmente organizada e de qualidade.
Bom, eu concordo com o que a Kiara falou, creio que o período da Semana Santa, é um dos períodos em que nós como católicos e também aqueles que dizem acreditar em Jesus, acreditar em Deus devemos ter profundo respeito ao Criador, que inclusive, não me recordo em que livro biblico está essa passagem, só sei que é no Novo Testamento, no momento da ceia Jesus diz em uma certa parte em que ele consagra o pão e o vinho” Fazei isto em memória de Mim” Jesus mesmo disse, Ele quer ser lembrado, e aqueles que se dizem católicos ou mesmo dizem acreditar em Deus, deviam saber que festa nesse período não é legal! como a Kiara disse festa oraganizada pode trazer coisas boas em qualquer período, não precisa ser justamente esse, e quanto ao padre Hernesto, não é só ele que não gostou dessa idéia, todos os outros padres também faziam advertências e diziam que não era certo, esse, a única diferença, é que ele bate na mesma tecla até a justiça ser feita! É isso que eu penso