Uma equipe do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) está em Teresina para ministrar a II Oficina da Rede de Atenção a Saúde no SUS, que faz parte do projeto de Assessoria Técnica aos Municípios.
O objetivo é capacitar os técnicos e apoiadores da gestão municipal com a finalidade de desenvolver competências e instrumentos no desenho e implementação das redes.
O evento teve inicio pela manhã desta segunda-feira (27) e vai se prolongar até quarta-feira (29) de julho, no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, próximo ao Hospital Areolino de Abreu.
Cerca de 40 municípios estão participando da oficina. “Os participantes foram escolhidos de acordo com a solicitação do gestor local, os seja, que aderiram à norma do Projeto”, explicou a assessora de projetos especiais, Gorete Ferreira.
As equipes serão capacitadas para reflexão sobre a situação de saúde, seus principais problemas a serem enfrentados e a necessidade de mudar o modelo de atenção para atender as necessidades de saúde da população e melhorar os resultados do sistema.
“Ainda temos um sistema muito fragmentado e precisamos melhorar isso, melhorar principalmente os resultados para o atendimento a população”, disse a assessora técnica do CONASS, Márcia Huçulak.
Inicialmente, o Projeto vai conter seis oficinas, cada uma com 80 participantes. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o CONASS, através da técnica de oficinas presenciais, com carga horária de 16 horas cada.