Cerca de 40 famílias estão desabrigadas e alagadas em Esperantina
O aumento do nível no rio Longá nos últimos dias e a previsão de mais chuvas para essa semana estão deixando a população de Esperantina assustada, principalmente os moradores dos bairros mais próximos ao cais do rio Longá.
“Hoje o rio está com 7 metros e três centímetros acima do nível normal”, relata o Secretário de Desenvolvimento Rural do município e presidente da comissão municipal de defesa civil, Patrócollo da Silveira. “Esse aumento já alaga e desabriga 40 famílias e a tendência é do rio continuar subindo, porque as chuvas continuam”, afirma.
Segundo Patrócollo da Silveira, a previsão de chuvas para a região até sexta-feira (17) é de aproximadamente 100 mm. “Hoje já temos na cidade cerca de 40 famílias entre desabrigados e alagados e mais 87 famílias em estado de alerta”, informa Patrócollo.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Assistência Social, 20 famílias estão em casas alugadas e 7 famílias estão abrigadas no Ginásio poliesportivo do Cais. As famílias estão sendo assistidas com cestas básicas doadas pela prefeitura, mas ainda é insuficiente.
“Já solicitamos apoio da Defesa civil estadual e aqui estamos nos mobilizando enquanto comissão de defesa civil para agir”, informou o presidente da comissão de defesa civil de Esperantina.
“Temos as comissões e o conselho técnico funcionando e vamos continuar monitorando os pontos vulneráveis que o rio corta na cidade”, completa Patrócollo da Silveira.
moro no barro batista de amorim e ate o momento nem a a sec. de ass. social nem a def. civil fizeram nada pelos alagados, eles dependeram da solidariedade de carroceiros para fazerem suas mudanças para o ginasio.
ENQUANTO O PREFEITO FAZIA FESTA O POVO NECESSITADO!!!!é incrível como não se prioriza as necessidade primordiais em nosso estado!!!!SÓ SE FALA NA CRISE E DINHEIRO SOBRANDO PARA FESTA E FALTANDO PARA ATENDER O POVO POBRE
O prefeito e asseçoris são bom de locuçaõ em radios e palanque,falão de mais, mais nada fazem.
O governa do PT completou 100 dias de governo, dizem que muito desafios ja foram vencidos,a avenida e uma vergonha, colocaram duas tabas na ponte do bebedouro, dizem que esta recuperada, tanpom um buraco aqui outro alir dizem
Caros!
O meu ponto de vista em relacao aos alagados nao vem de hoje, este periodo em Esperantina e de mta chuva, todos nos sabemos que casas proximas ao rio sempre irao alagar, agora eis a questao o que fazer? Estejamos preparados para tudo , concordo com alguns leitores acima, pois o governante deveria preocupar-se com o bem estar da populacao e tomar de algumas atitudes para modificar estes problemas, nao podemos esquecer que ele nao trabalh sozinho e tem seus aleados. Se ele nao esta priorizando estas difuldades o que mais tem a fzer e cobrar, ele trabalha para vcs, e cmo se Esperantina fosse uma grande empresa e por se tratar disso tem um Administrador que o prefeito. Acredito que com acoes se chega aonde quer. Infelizmente pessoas ficam prejudicadas com estas situacoes, e lamentavel, mais de todo modo, o mais rentavel e agir que falar.
o rio ja tomou varias casas no bairro pedreira e ate o momento ninguem se manifestou p/ ajudar os alagados daquele bairro as pessoas estão se mudando de uma casa p/ outra por que não tem como sair de lá sera preciso q/ o povo se reuna e faça um mutirão para ajudar aquele povo. Zé luis vá p/ dentro do bairro pedreira faça seu papel de imprença imparcial.
O que estão esperando? Cadê as autoridades a defesa civíl, comissão dos direitos humanos, a comissão pastoral?Só vão tomar providencias quando?
Se fosse ano de elições vocês iam ver, como não é, deixa quieto.