O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Piauí passa a usar a partir do próximo semestre, o Sistema de Gestão de Ocorrências (SGO) que atenderá primeiramente 45 municípios do Estado. O sistema, dentre outros benefícios, proporciona a redução do tempo de atendimento aos pacientes do interior que acionam o ‘192’.
O SGO foi cedido pela Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater), que assinou um termo de cooperação técnica com a Secretária Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi).
De acordo com a coordenadora estadual do Samu, Christianne Rocha Leal, o SGO vai melhorar qualitativamente os atendimentos via telefone. “Sairemos da era do papel e entraremos no mundo da globalização. Com o SGO, poderemos ter relatórios diários, montar estatísticas no fim do dia e mensalmente, para assim sabermos como atuamos melhor em cada região do Estado”, explica.
O SGO possibilita o maior detalhamento da ocorrência, através do preenchimento de campos como “Natureza da ocorrência” e “Classificação de risco” (de acordo com normativa do Ministério da Saúde), além de permitir o acompanhamento em tempo real das ocorrências, para auxiliar na tomada de decisões pela equipe e o mapeamento das localidades com maior frequência de ligações para o Samu.
Treinamento das equipes
O treinamento dos 25 funcionários (radio operadores e telefonistas) do Samu Estadual começou nesta segunda (19), na Central de Atendimento, localizada na Rua Jiló, Vila São Raimundo, zona Sul de Teresina. Na próxima semana médicos e enfermeiros passarão pelo treinamento.
A previsão é que até o final deste semestre as equipes já estejam atuando com o auxílio do Sistema de Gestão de Ocorrências.
CCOM