Censo divulga parcial da população do PI 3% menor que a estimada pelo IBGE
Os dados parciais do Censo 2010, publicados nesta quinta-feira (04) no Diário Oficial da União, mostram que a população piauiense é quase 3% menor que a estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até o dia 1º de agosto, data de referência do levantamento, a população do Piauí é composta por 3.086.448 pessoas, aproximadamente 59 mil habitantes a menos que o estipulado pelo órgão há exatamente um ano.
A redução, segundo os técnicos do IBGE, deve-se a dois motivos, pelo menos. O primeiro é o limite reto entre os municípios que vem dificultando os recenseadores fazerem a coleta exata dos povoados. “Por isso, vamos fazer uma verdadeira varredura nas cidades onde foram constatados dados bem abaixo ou bem acima das estimativas”, destacou Pedro Soares, supervisor de informações do IBGE Piauí.
Já o segundo motivo, seria, ainda, grande número de domicílios que os recenseadores estão encontrando fechados por todo o Estado. “Só em Teresina, são quase quatro mil residências em que não foi feita a coleta por se encontrarem fechadas nos horários que os recenseadores passaram, mas que sabemos que mora gente”, acrescentou Pedro. Porém, ele ressalta que todas serão novamente visitadas. “O Censo vai até o dia 21 de novembro”, disse.
Ainda quanto aos dados parciais, Teresina continua sendo a cidade mais populosa do Piauí. Entretanto, com menos de 800 mil habitantes. De acordo com os dados oficiais, a capital do Estado possui exatos 797.029 moradores. Nem Parnaíba, segunda cidade mais populosa, que todos acreditam ter mais de 150 mil habitantes, também não ultrapassou essa marca: 145.293 pessoas. Já Miguel Leão continua sendo a menor em população: 1.253.
O IBGE repassa anualmente ao TCU (Tribunal de Contas da União) o número de moradores das cidades. Nos anos em que não há Censo, são enviadas as estimativas. Os dados são usados para embasar os repasses da União, como o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), proporcionais ao tamanho da população.
Foram analisados, na coleta para o Censo 2010, os 26 Estados e 5.565 municípios brasileiros, incluindo o Distrito Federal. A população foi recenseada até o dia 31 de outubro de 2010, com a visita a mais de 67 milhões de domicílios. O IBGE estabeleceu prazo de 20 dias, de 5 a 24 de novembro, para que os interessados apresentem reclamações ao instituto.
Fonte: Portal Az