Já está em fase bastante avançada a conclusão das 230 casas para os alagados das enchentes de 2008 no município. O projeto vem sendo desenvolvido no municipio em uma parceria entre o a Prefeitura Municipal de Esperantina, Governo do Estado e o Programa de Combate a Pobreza Rural – PCPR.
As construções estão pulverizadas da seguinte forma: 207 na cidade e 23 na Zona Rural, além das 230 casas, mais 100 residências estão sendo construidas em parcerias com as Associaçãoes de Moradores, 07 residências na localidade Barro, 17 na localidade Siriguela, 20 na localidade Olho d’agua dos Negros, 26 no povoado Curralinhos, 18 na localidade Patís e 19 na Vila São Bernardo e Lagoa Seca.
Com relação ao projeto 460 intitulado “minha casa meu amor” que foram abandonadas pela gestão anterior o Prefeito Chico Antonio conseguiu recursos com o Governo do Estado visando a continuação das mesmas.
há 19 anos eu pago aluguel, sempre atrasado igual ao “seu madruga” áh! se eu ganhasse uma casinha dessas, eu não a chamaria de meu amor e sim de meu sossego.