A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na ultima quarta-feira (05), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a capacitação em Saúde Bucal direcionada para os profissionais da estratégia do Programa da Saúde da Família – PSF, do município de Esperantina.
Na ocasião compareceram, Enfermeiros, Agentes de Saúde, dentre outros profissionais da área.
A abertura do evento foi feita pelo atual Secretário de Saúde do Município, Francisco José Silva Lima que falou da importância da capacitação.
Logo em seguida foi iniciado as palestras que foram ministradas pelos profissionais do Programa de Saúde Bucal do município.
A primeira palestra foi ministrada pelo Coordenador de Saúde Bucal do Município, Dr. Maurílio Francisco Marques (especialista em Programa Saúde da Família – PSF pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, especialista em Odontologia Coletica também pela UFPI e se especializando em Endontia pela Faculdade NOVAFAPI) que abordou a política em saúde bucal realizada no município de Esperantina.
A segunda palestra foi sobre a Anatomia e Fisiologia da Cavidade Bucal que foi ministrada pelo Dr. Marcos Teles (especializando em Ortodontia pela NOVAFAPI).
A terceira pelo Dr. Gilson Sales (mestre em estética em prótese pela UFPR/ especialista em prótese dentaria pela ABCD-BA) que falou sobre as principais doenças bucais.
Já a última palestra foi ministrada pela Dra. Santília Maria que falou sobre o aperfeiçoamento em Endodontia, e em cirurgia buco-maxilo pelo CIODONTO-PI, o outro assunto abordado foi relacionado a promoção e prevenção das doenças bucais.
“O evento foi muito importante, visto que quando se capacita, transmite informações em saúde bucal e gera multiplicadores de conhecimentos que passam a atuar nas suas áreas e micro-áreas, repassando as informações à comunidade”, frisou o coordenador de saúde, Dr Maurílio Marques.
creio que seja a primeira vez que se realiza este tipo de capacitação em saúde bucal.
Na ocasião, os agentes de saúde foram motivados a participarem do programa de escovação supervisionada que será lançado no mês de setembro, com a parceria entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde do município.
“Não basta ficarmos apenas atendendo clinicamente, temos que avançar na promoção e prevenção das doenças”, afirmou o coordenador.
fiquei triste ao saber q pessoas como, médicos e enfermeiras e até mesmo A.C.S q era o alvo da capacitação foram convidados a participar e não compareceram; Parabéns à quem participou, espero que a secretaria resolva capacitar também o restante do pessoal em diversas áreas por que isso aconteceu faz tempooooooooos.