Campanha de vacinação contra a rubéola
O Brasil, por intermédio do Ministério da Saúde, estabeleceu para o ano de 2008, a realização de uma campanha de vacinação contra a Rubéola que tem como público alvo, no Estado do Piauí, homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos.
A importância epidemiológica da rubéola está representada pelo risco de causar dano fetal quando a infecção ocorre em mulheres grávidas. Portanto a vacinação é a única forma de eliminar o risco da ocorrência de casos e surtos de rubéola e suas conseqüência para as crianças brasileiras.
De acordo com o Coordenador Municipal de Epidemiologia Misaki Machado Lira o município de Esperantina iniciou a realização desta campanha no dia 09 de agosto de 2008, juntamente com a segunda etapa de vacinação contra poliomielite destinada as crianças menores de 05 anos. Tivemos o dia 30 de agosto como o Dia “D” de mobilização e vacinação contra a rubéola, e continuamos com a vacinação em todos os postos de PSF’s e em todas as localidades da zona rural cobertas pelo PACS (Agente Comunitários de Saúde) até o final do mês de setembro.
Contudo foram mais de 60 dias de campanha e mesmo assim, não atingimos a meta proposta pelo Ministério da Saúde de 95% (a meta de Esperantina é vacinar 11.845 homens e mulheres). Realizamos apenas 92% de cobertura em mulheres e 85% em homens. Atribuímos este resultado a resistência dos homens a vacinação, a baixa cobertura de PSF’s no município (59% de cobertura) a falta de equipes de PSF’s na zona rural, dificuldades de transporte para o envio das equipes para as localidades rurais, localidades na zona rural sem cobertura de agentes comunitários de saúde e falta de pagamento dos profissionais que trabalharam durante os meses de campanha.
Em virtude dos últimos acontecimentos políticos ocorridos em Esperantina, com a mudança do gestor municipal e secretário de saúde, voltamos a trabalhar na campanha da rubéola, a fim de atingir a meta proposta de 95%.
Estamos realizando a estratégia preconizada pelo MS que é a busca ativa das pessoas ainda não vacinadas, até o dia 15 de dezembro estaremos com profissionais de saúde realizando a vacinação nos centros comerciais, feiras, quadra de esporte, campo de futebol e bares da cidade.
A vacina é uma importante medida para reduzir a circulação do vírus da rubéola, permitindo uma resposta mais rápida para proteger todas as mulheres esperantinenses em idade fértil.