GeralSaúde

Campanha contra a Poli acontece de 15 a 30 deste mês em Esperantina

Dogival CarneiroDe acordo com o assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Dogival Carneiro, será realizado entre os dias: 15 a 30 de junho, a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a poliomielite que tem como tema: “Não dá pra vacilar. Tem que vacinar”.
Dogival Carneiro explica que a meta é vacinar 3.957 crianças, ou pelo menos 95% deste total (3.771 crianças de 0 a 4anos, 11meses e 29 dias).

O assessor relata ainda, que o dia “D” da campanha acontecerá no dia 20 de junho.

Vale ressaltar que os dias nacionais de vacinação contra a pólio (Dias “D”), tiveram inicio no ano de 1980.

O ultimo caso registrado da doença vigiatra, foi em 1989 já no ano de 1994, o Brasil obteve o Certificado Internacional de Erradicação da Poliomielite.

Por que continuar vacinando contra a pólio?

Atualmente ainda há risco de introdução dos poli vírus selvagens no Brasil, devido à possibilidade da importação de casos provenientes de paises endêmicos (Índia, Angola, Afeganistão). Por isso temos o dever de vacinar 95% de nossas crianças com menos de 05 anos.

Dogival comenta que a cidade de Esperantina, nos últimos 02 anos alcançou resultados negativos nas suas 1ªs etapas. Em 2007 apenas 92,97% das crianças foram vacinadas, ou seja, ficamos abaixo da meta proposta pelo Ministério da Saúde, já em 2008, 94,85% foram vacinadas, ou seja, faltou pouco pra meta ser alcançada.

“Diante desse fato o compromisso assumido por essa gestão municipal é não medir esforços para mudar este quadro de cobertura. Pois temos a obrigação de manter boas coberturas vacinais, e não que nenhuma de nossas crianças venham a adquirir essa doença” falou o assessor.

Portanto, no próximo dia 20, será realizado o dia “D” de vacinação, e que todos os esperantinenses levem as crianças menores de 05 anos aos postos de saúde para vacinar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo