Geral

Cachoeira do Urubu se encontra em pleno estado de abandono

Cachoeira Considerado um dos pontos turísticos mais bonitos do Piauí, o Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, situado na divisa dos municípios de Batalha e Esperantina, a cerca de 187 quilômetros ao norte de Teresina, está completamente abandonada.

Chamado de ‘Cachoeira do Urubu’, é uma das atrações turísticas das mais conhecidas do estado, como é a ‘Serra da Capivara’, em São Raimundo Nonato, e o ‘Delta do Parnaíba’, no litoral do Piauí. O local deveria ser um verdadeiro paraíso do norte do estado, com suas enormes quedas d´água durante o período chuvoso.Cachoeira

Vale ressaltar que de algum tempo para cá não recebeu mais tantos turistas assim e acabou caindo no esquecimento. O fluxo de turistas caiu consideravelmente. Como se isso não bastasse, nos últimos anos o Governo do Estado não demonstrou preocupação alguma pelo local. Para se ter uma idéia, a passarela que separa os dois municípios que levam ao parque, medindo 315 metros de comprimento, construída em 1993, na gestão do então governador Freitas Neto, está interditada.

Passarela em Obra

Cachoeira A passarela está há meses parada para uma reforma. Em março deste ano, a pedido do Ministério Publico Estadual, uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local fazendo uma vistoria, e concluiu que existem tábuas danificadas em quase toda a extensão da passarela. Parte da madeira está parcialmente podre, oferecendo grande risco para os poucos turistas que ainda teimam em ir ao local. Outros sinais do descaso: banheiros imundos, faltam torneiras, vasos e até mesmo água. sobretudo, água e sabão.Banheiros

Turistas lamentam a situação

Augusto César, que sempre costumava frequentar a Cachoeira do Urubu, disse sentir “vergonha alheia” do estado de abandono que se encontra um parque que deveria atrair até turistas do exterior à sua região. ‘É uma falta de compromisso com a coisa pública. Isso aqui deveria ser mais valorizado”, afirmou, enquanto tocava em uma das cercas que interdita a travessia do parque.

Cachoeira Cachoeira Cachoeira

De quem é realmente a responsabilidade

No ano passado, o Governo do Estado, que é quem deveria estar administrando o local, fez assembléia geral na Piemtur para cedê-lo à prefeitura de Esperantina. Com a justificativa de que todas as esferas governamentais têm obrigação de contribuir para o desenvolvimento do turismo no Piauí, o projeto de reforma não saiu do papel. Recentemente, o vereador Regys Sampaio (PMDB), de Esperantina, apresentou uma Indicação solicitando que o Poder Executivo Municipal daquela cidade tome providências para viabilizar a reforma de toda a infra-estrutura do local. A reivindicação do vereador foi aprovada por unanimidade durante a sessão plenária do dia 5 de novembro de 2010. Os turistas aguardam.

Veja outras matérias que foram feitas no passado nesse meio de comunicação relacionadas a este polêmico  assunto:

Parque Ecológico Cachoeira do Urubu está na UTI

Passarela da Cachoeira do Urubu é vistoriada por uma equipe do Corpo de Bombeiros

Lixo na cachoeira preocupa turistas e ambientalistas

Fonte: Folha de Batalha

5 Comentários

  1. Para quem me perguntou sobre os motivos pelos quais esse ano não teve LUAU NA CACHOEIRA, ai está a resposta.
    A interdição da passarela enviabilizou o evento.
    Providências urgentes, pois é lamentável que um lugar de rara beleza seja entrege ao descaso e ao abandono.
    A nossa contribuição para mostrar que lá é um lugar viável, já foi dada com a criação do evento.
    Ficou provado que se a gente faz as coisas com organização e respeito as pessoas, a resposta é positiva.
    Estamos a dispostos a continuar fazendo nossa parte.

  2. Falta também divulgação de pontos de hospedagens para turistas de fora. Digo isso porque praticamente todos os dias pessoas me ligam de várias partes do país pensando que o número do meu telefone ainda é do hotel Rimo. Pra se ter uma ideia de quão está abandonado o turismo de Esperantina, há quanto tempo não existe esse hotel em Esperantina e ninguém teve a ideia de atualizar os nomes de hotéis e pousadas daqui na internet. Vale pra esses donos de hoteis e pousadas, que se manisfestem, inovem…, se as autoridades compententes não fazem nada, façamos nós. Essas pessoas que ligam pra o meu telefone, me pedem informação, o número do telefone de hoteis da cidade, da cahoeira, pois querem conhecer a cachoeira e acredito que quando chegam, se chegam, ao local tem grande decepção, pelo aspecto do local e tudo mais. Esse problema tambem se repete em períodos de festas, como: carnaval fora de época.

  3. Estou decepcionado com o descaso com a nossa belissíma cachoeira, o turismo traz muitos recursos e pessoas a nossa cidade, a ultima vez que estive aí fiquei triste em ver a situação dos restaurantes, o atendimento e a falta de higiene deixou muito a desejar. Espero que alguém tome alguma providencia pelo nosso turismo e pela estrutura da nossa cachoeira do urubu.

  4. E a prefeitura de batalha tem o que mesmo dis e dias vejo materia da preeitura de esperantina ajeitando tabuas,reformando bares limpando trilhas etc, e a responsabilidade também não é de batalaha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo