Bombeiros terão nova base em Esperantina para atender 18 municípios vizinhos
Diversos municípios dos territórios dos Cocais e Carnaubais serão contemplados
O Corpo de Bombeiros do Piauí, está prestes a inaugurar sua oitava unidade operacional no estado, localizada no município de Esperantina, no norte do Estado.
A nova base visa aprimorar o tempo de resposta a emergências e proporcionar mais segurança para a população local e das regiões vizinhas.
A unidade de Esperantina, atenderá um total de 18 municípios e também beneficiará o setor econômico, pois o órgão é necessário para atuar na regularização de edificações comerciais e empresariais.
Vale lembrar que empreendedores da região precisavam se deslocar até Teresina para obter liberações e vistorias de imóveis.
Atualmente, o Corpo de Bombeiros do Piauí conta com sete unidades distribuídas em Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri, São Raimundo Nonato e Oeiras.
A nova unidade em Esperantina, faz parte de um plano de expansão que também prevê a implantação de quartéis em Corrente, Uruçuí, Bom Jesus, Valença e Paulistana.
De acordo com o subcomandante da corporação, coronel José Reis Veloso, o principal benefício da ampliação da corporação é a melhoria do tempo de resposta em emergência.
“Nosso objetivo é garantir um atendimento mais rápido e eficiente para a população. A qualidade do serviço está diretamente ligada ao tempo de
resposta e essa nova unidade permitirá um suporte mais imediato para os municípios do entorno de Esperantina”, destacou.
Com a nova unidade, esse processo será agilizado, facilitando a abertura de novos negócios.
O Piauí fez o maior concurso da história da corporação, com a seleção de 400 novos soldados. Atualmente, 200 deles já estão em atuação, e os demais passarão pelo curso de formação ainda neste ano.
Além do reforço no pessoal, a corporação também investiu na aquisição de equipamentos modernos. Quatro novas viaturas de combate a incêndio, importadas da Espanha, devem chegar em abril.
“Esses caminhões possuem tecnologia embarcada de ponta, sendo os primeiros desse tipo a serem adquiridos pelo estado do Piauí”, armou Veloso.
As viaturas têm capacidade para transportar 5 mil litros de água, ajudando no combate a incêndio
CCOM