GeralSaúde

Boletim Epidemiológico da Dengue em Esperantina

A Dengue, é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou  grave. O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo,  náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma.

O aparecimento de manchas  vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e  vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um  quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

A doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. A melhor  forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a  criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em  latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de  plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e  lixeiras, entre outros.

Dados obtidos das Notificações / Investigações Dengue – SINAN NET / SINAN Online  mostram que o município de Esperantina até semana epidemiológica nº 18 / 12 tem 104  casos suspeitos de Dengue Clássica informados, destes 05 casos já foram confirmados para  Dengue Clássica e 14 casos concluídos e descartados, por critério laboratorial, como não  sendo Dengue. Faltando ainda, 85 casos suspeitos serem concluídos suas investigações para  confirmação ou descarte da doença.

Ressaltamos que o maior número de notificações suspeitas para Dengue ocorreu  durante as semanas de nº 15, 16, 17 e 18. Providencias estão sendo tomadas para elucidação e conclusão destes casos ainda abertos, já que temos até 60 dias para fechamento dos  mesmos. Já foram comprados Kit’s de teste rápido para dengue, a fim de agilizar os resultados  dos exames de todas as pessoas suspeitas de terem adoecido de Dengue. Buscas ativas nas  residências estão sendo realizadas para trazer as pessoas com suspeita de Dengue para realizar  o exame que confirma ou descarta a doença.

Em comparação ao mesmo período, no ano de 2011, Esperantina apresentava 158  casos notificados como suspeitos para a Dengue e destes, 34 casos já haviam sido confirmados  como Dengue Clássica. A Dengue é uma doença endêmica em todo pais, assim, em nosso  município são esperados anualmente uma incidência de casos da doença nos meses de janeiro  a junho, devido à maior ocorrência de chuvas e ao aumento da temperatura nessa estação.

Enfatizamos que para o controle e prevenção da Dengue necessitamos da participação  e empenho de toda comunidade esperantinense, no combate ao Vetor da doença.

Informamos ainda, que qualquer pessoa com febre e mais 02 dos sinais e sintomas (dor  de cabeça, dores pelo corpo, náuseas, manchas vermelhas na pele, sangramentos – nariz,  gengivas-, dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes), deve procurar o mais  precocemente possível, o serviço de saúde mais próximo de resistência, visando receber o  tratamento adequado e oportuno e reduzir a morbidade e, conseguintemente, evitar o óbito,  por Dengue.

Secretaria Municipal de Saúde de Esperantina

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo