BNDES investirá em capacitação de Economistas no Piauí
Atendendo a um pleito do Presidente do Conselho Regional de Economia da 22ª Região/Piauí – CORECON-PI, economista e auditor Fiscal da Fazenda Estadual do Piauí, Francisco Celestino de Sousa, o Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Galvão Coutinho, aprovou a realização de um curso para reciclagem de economistas piauienses em “Elaboração e Análise de Projetos de Investimentos”, que será realizado em Teresina.
O curso tem como objetivo básico a melhoria da qualidade dos projetos de investimentos públicos e privados a serem submetidos ao BNDES, visando agilizar as análises respectivas, a liberação dos recursos e a implantação dos empreendimentos. “Essa é uma conquista que trará grandes benefícios, tanto para os economistas piauienses, quanto para os gestores públicos e empreendimento privados, porque proporcionará qualificação técnica e agilidade na implantação dos empreendimentos a serem financiados pelo BNDES”, afirma o presidente do CORECON-PI, Celestino de Sousa.
O conteúdo a ser ministrado pelo curso ainda será definido, mas dentre os assuntos a serem abordados estão a formulação e o entendimento de cenários econômicos e sociais sobre as linhas de créditos para investimentos do BNDES e a formatação dos projetos a serem analisados pelos seus técnicos.
Vale ressaltar que também não há data definida para início do curso porque o Presidente do BNDES ainda vai mandar uma equipe do banco a Teresina para, juntamente com o CORECON-PI, definir conteúdos, número de participantes e período de realização, mas é provável que o mesmo ocorra ainda nesse semestre.
A confirmação do atendimento ao pleito do CORECON-PI ocorreu no último dia 8, quando o Presidente do BNDES proferiu palestra sobre as “Perspectivas Econômicas para o Brasil e o Piauí na próxima década”, como parte da Oficina de Planejamento Estratégico 2010 do Governo do Estado, no Rio Poty Hotel.