Batalha vai ganhar um Banco Comunitário com moeda própria
Os Bancos Comunitários ganham força na Região dos Cocais. Depois da abertura de uma agência na cidade de São João do Arraial, Norte do Piauí, agora será á vez do município de Batalha.
A criação da referida instituição, denonimada banco comunitário Rede Ametista, vai promover a sustentabilidade local, a geração de trabalho e renda, melhorar a auto-estima das pessoas e possibilitar mais um local para pagamentos bancários, facilitando a vida da população. A iniciativa visa proporcionar o desenvolvimento local e o combate ao ciclo de pobreza na região.
O objetivo principal do projeto de Economia Solidária é oferecer microcrédito (alternativo para produtores e consumidores) em moeda social, fortalecendo a economia local através da geração de emprego e renda. A moeda que vai circular deverá se chamar “Ametista.”
A nova moeda terá o mesmo valor que o real na hora da troca no banco comunitário, mas na hora de usar ela vai dar descontos para a população. A idéia é incentivar o pagamento no comércio local com a moeda social, por meio da concessão de desconto de 10% nas compras.
Os Bancos Comunitários se diferenciam das instituições financeiras tradicionais por não visarem ao lucro nas operações, embora tenham estrutura e práticas semelhantes, precisando inclusive de registro no Banco Central para funcionar. O principal objetivo é fortalecer o comércio e a comunidade onde se localizam, por meio de empréstimos com juros baixos, quando se trata de dinheiro real, ou até a juro zero, quando a operação for feita nas moedas sociais, que só têm valor no município.
Com informações do Folha de Batalha