O prefeito de Barras, Manin Rego, autorizou a construção da estrada que liga os assentamentos Esperança, Paquetá e Trindade, na zona rural do município, uma reivindicação antiga das comunidades. Acompanhado de vereadores e da secretária municipal de Agricultura, Jovelina Furtado Castro, ele visitou a localidade Paquetá que fica a cerca de 60 quilômetros da sede, e reuniu-se com líderes comunitários da região.
Para o líder comunitário Francisco de Assis Silva, o “Sinhozinho”, a estrada era uma reivindicação histórica, pois no período chuvoso as pessoas ficavam isoladas.
“Aqui, caso alguma pessoa ficasse doente e precisasse ir para o hospital era difícil, pois não entrava carro. Com essa estrada tudo vai melhorar, até o transporte da produção de milho verde, abóbora, melancia e macaxeira será mais rápido e por isso vamos vender mais”, disse Sinhozinho. O prefeito se colocou à disposição da população presente no encontro e disse acreditar em melhores dias, que jamais abandonaria os mais necessitados e que sempre estará do lado do homem do campo.
“Essa estrada será a redenção dos moradores destas localidades. Estamos trabalhando para melhorar a infra-estrutura do município. E podem ficar certos de uma coisa; eu não me canso de trabalhar por meus irmãos barrenses”, disse o prefeito. Após a reunião os produtores levaram ao prefeito até o campo agrícola mantido pela comunidade e reivindicaram apoio de Mani Rego, que se comprometeu em ajudar no desenvolvimento e de imediato autorizou a compra de uma bomba.
A comunidade formada por 46 chefes de famílias, cultiva 23 hectares de terra como milho, abóbora, melancia e macaxeira. Toda a produção é vendida para os municípios de Barras, Miguel Alves e Nossa Senhora dos Remédios.
O prefeito ficou otimista com o nível de produtividade da comunidade e disse que as portas estão abertas para quem realmente quer trabalhar.
A prefeitura, em parceria com Governo do Estado, está construindo a ponte da Fazenda Esperança, que liga ao assentamento de mesmo nome e diversa localidades importantes da zona rural de Barras. Estão sendo investindo R$ 210 mil na construção que deve ficar pronta nos próximos dias.
A Fazenda Esperança, uma das mais antigas da região, com cerca de 206 anos, sempre foi sinônimo de prosperidade em épocas remotas, também trazia consigo um grande problema: as cheias dos córregos e riachos da região. No local, foram construídas várias pontes, mas todas foram levadas pela violência das águas, que aumenta o volume no período das chuvas.
As fortes chuvas do ano passado fizeram verdadeiros estragos na malha viária de Barras.
Pontes foram arrancadas, passagens molhadas desapareceram e pontilhões foram arrastados, isolando inúmeras localidades.
A zona rural de Barras após as cheias do ano passado não é mais a mesma, mas o prefeito de Manin Rego não tem medido esforços para recuperar os estragos causados pelas chuvas.
Um exemplo da ação da administração municipal é a passagem molhada dos “Anacletos” na região dos Três Caminhos, que foi varrida pela força das águas.
Poucos meses depois a prefeitura devolve entrega a obra aos moradores do lugar, que demonstram satisfação com o benefício. “Os estragos foram gigantescos, mas nós estamos recuperando na medida do possível, pois não temos tantos recursos”, disse Manin.
Fonte: Meio Norte
PARABENS SENHOR PREFEITO,OS NOSSOS CONTERRANIOS MERECE.Q DEUS ABENÇOE A TODOS.