Desde as primeiras horas da manhã deste sábado (8), equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros , Polícia Militar e Secretária de Meio Ambiente monitoram o fluxo de água da Barragem do Bezerro localizada no munícipio de José de Freitas, a 55 km de Teresina.
O local está nesse momento interditado, impedindo o tráfego de carros, motocicletas e pedestres. A equipe do Corpo de Bombeiros deslocou 3 guarnições com 15 pessoas para acompanhar a situação no local, já que existe preocupação que a barragem possa romper.
A barragem está com o nível de água acima do limite. A Prefeitura Municipal de José de Freitas acompanha de perto a situação. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Fernando Freitas a situação já era complicada por conta do furto de material de contenção. “Nós já havíamos alertado a prefeitura devido ao roubo de 150 carradas para contenção da parede. E agora chegou a lotação máxima da barragem, com 12 milhões de metros cúbicos. Por isso a parede começou a vazar”, esclareceu.
O secretário de Meio Ambiente detalha que foram abertas as comportadas da barragem para diminuir o volume de água e assim diminuir a pressão sob a parede. Uma equipe da prefeitura de José de Freitas chegou ao local por volta das 6h. Outra equipe, do governo do Piauí, com um trator e dois engenheiros também está no local para avaliar a situação do paredão que reveste a barragem.
Por Vitória Vivian