Os deputados estaduais tomaram posse na Assembleia Legislativa do Estado na última sexta-feira (01). A renovação na Casa foi pequena, em torno de 15%.
A bancada feminina manteve o mesmo tamanho, quatro deputadas, mas obteve uma renovação de 50%.
As mulheres serão representadas pelos próximos quatro anos na Assembleia Legislativa pelas deputadas reeleitas, Flora Izabel (PT), Janaina Marques (PTB) e pelas novatas Lucy Silveira (PP) e Teresa Britto (PV). Eles afirmam que irão trabalhar por pautas que defendem os direitos das mulheres.
A deputada Flora Izabel vai para o quinto mandato e diz que ao longo deste período sempre priorizou pautas de combate à violência contra a mulher. “Nas minhas bandeiras sempre estiveram presentes o combate à violência contra a mulher. As mulheres precisam ser representadas nesta Casa. Precisamos ser protagonistas. Independente de cor partidária precisamos nos unir”, disse.
No primeiro mandato, a deputada Teresa Britto afirma que desde quando foi vereadora de Teresina sempre apresentou pautas de interesse da mulher. Ela afirma ser a autora de lei que instituiu Secretaria Municipal da Mulher em Teresina.
“O projeto que criou a Secretaria Municipal da Mulher em Teresina é de minha autoria, e agora, aqui na Assembleia, vamos continuar com esse pleito. Se percebe que precisamos ter uma eficiência maior, então nós vamos fiscalizar e cobrar os serviços públicos com eficiência”, disse.
A deputada Lucy Silveira afirma que além de pautas ligadas à mulheres, pretende trabalhar em defesa das crianças. “Quero honrar todos os votos que recebi na última eleição defendendo a mulher, as crianças e a educação. Serão anos de trabalho e luta”, afirmou.
Por Lídia Brito