Vários municípios piauienses, principalmente na região Sul do Estado, registrarão esta semana um índice de umidade relativa do ar abaixo dos 30%, confirmando os alertas emitidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil ao longo da semana passada.
Entre os municípios estão Floriano, Canto do Buriti, Rio Grande do Piauí, Barro Duro, Oeiras, Elesbão Veloso e Inhuma.
Em alguns deles, a umidade relativa do ar no meio da semana deverá atingir até 26%, o que poderá provocar danos à saúde das pessoas. Em Oeiras, de quarta-feira a sábado, a umidade do ar ficará entre 26% e 28%, com ventos de até 25 km/h. Os mesmos índices serão registrados em Elesbão Veloso e Inhuma, também de quarta-feira a sábado.
No município de Barro Duro, a baixa umidade relativa do ar será registrada na quarta e na quinta-feira, ficando entre 28% e 29%. Em Floriano, os índices mais baixos serão registrados de terça-feira a sábado, chegando a 26% na quinta-feira. Segundo os médicos, a baixa umidade do ar pode provocar irritação de garganta, tosse, boca seca, dificuldades para respirar e dores no corpo, além de dores na musculatura do corpo, mal-estar e ressecamento das vias aéreas, o que pode provocar sangramento nas narinas. As pessoas têm necessidade de tomar mais líquido, ficam com a respiração cansada e a garganta arranhando.
Enquanto o tempo não melhora, as pessoas podem tentar soluções simples e muitas vezes caseiras para aliviar os sintomas. Colocar bacias com líquidos nos quartos, toalhas molhadas ou vaporizadores ajudam a aumentar a umidade do ar no ambiente e aliviam alguns dos sintomas.
A prática de exercícios físicos em locais abertos entre 10 e 16 horas deve ser evitada, mas, podem ser feito no início da manhã ou mesmo no final da tarde.Molhar as plantas ou aguar o jardim também ajuda a aliviar os sintomas. Recomenda-se ainda que as pessoas usem roupas leves, hidratem a pele de todo o corpo com cremes para evitar que fiquem secas. A alimentação deve ser leve e as pessoas precisam ingerir mais frutas, legumes e verduras. Outra recomendação do médico são os banhos curtos e mais vezes durante todo o dia, e se desejar, também um à noite.
Fonte: CCOM