Várias autoridades municipais de Esperantina, estiveram participando na manhã de hoje (13/03), no auditório do CRAS, de uma importante reunião, onde foi feito um balanço geral da primeira semana de Enchente no município.
Estiveram participando da reunião, a Prefeita, Vilma Amorim (PT), a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Inês Monção, o Chefe do EMATER, Moacir Vilanova, além de representantes de diversas entidades, Professores, Agentes de Saúde, e integrantes do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Marcaram ainda presença na reunião, militares do Corpo de Bombeiros e representantes do Hospital Estadual Julio Hartman e da Secretaria Municipal de Saúde.
A Prefeita Vilma Amorim, iniciou a sua fala fazendo um balanço geral das atividades exercidas durante toda a semana pela equipe da Defesa Civil Municipal e pelos homens do Corpo de Bombeiros.
Durante a reunião foi falado também dos preparativos para esse final de semana.
A gestora pediu empenho de todos e agradeceu o trabalho da imprensa que vem fazendo uma ampla cobertura das Enchentes.
Vilma Amorim, pediu mais responsabilidades na divulgação das ações.
Segundo a Prefeita, atualmente mais de 600 (seiscentas) pessoas já foram afetadas com as enchentes, tanto na zona urbana, como na zona rural do municipio.
“Todas as famílias que se encontram nesse momento nos abrigos estão sendo bem assistidas por nossos profissionais”, falou.
A petista, chegou a declarar que algumas famílias continuam resistindo a deixar suas casas e tudo isso é prejudicial ao trabalho das equipes.
Vilma disse que o Governo do Estado, através da Defesa Civil Estadual garantiu 300 (trezentas) cestas básicas, 200 (duzentos) kits de higiene pessoal e 100 (cem) kits de limpeza que chegarão em breve no município.
O Chefe do escritório do EMATER, Moacir Vilanova, falou aos presentes que mais de 200 (duzentas) hectares de lavoura já foram prejudicadas em todo o município.
A Secretária Municipal de Saúde, Elisângela Amorim, falou que as equipes da saúde, estão realizando visitas aos abrigos com o objetivo de verificar a situação de cada pessoa.
Segundo a Secretária, neste período é normal aparecer micoses em algumas crianças, mas, tudo será devidamente cuidado.
Já a integrante do Conselho Tutelar, Paula, chamou a atenção de todos para a problemática de algumas crianças e adolescentes que nos últimos dias vem arriscando suas vidas pulando de cima das Pontes.
Paula pediu para que alguma providência fosse tomada com relação a esse caso.
A representante do Hospital Estadual Julio Hartman, Teresinha Emel, disse que o referido Hospital está preparado para qualquer tipo de emergência.
Os representantes do Corpo de Bombeiros, disseram que os seis integrantes da corporação estarão 24 horas a disposição da população.
Veja os últimos números da Enchente de Esperantina, abaixo:
ABRIGOS – 17 Famílias/ 61 pessoas;
CASAS ALUGADAS/FAMILIARES – 32 Famílias/ 113 pessoas;
AFETADAS – 99 Famílias/ 341 pessoas;
ZONA RURAL – 24 Famílias/ 93 Pessoas;
TOTAL: 171 famílias/ 608 pessoas;
Confira alguns registros da reunião, abaixo: